Em 2015: Comando do 2º BPM avalia positivamente ações de segurança na AIS 11

8 de janeiro de 2016 - 12:50

Com a chegada de 2016, o Comando do 2º BPM realiza um balanço das ações de segurança realizadas em toda a Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) durante o ano de 2015. A avaliação enfoca, principalmente, os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) na Região do Cariri e, em especial, na cidade de Juazeiro do Norte. Em ambas houve redução dos crimes contra vida, sendo registrada uma diminuição de 5% na AIS 11 e de 24% em Juazeiro, num comparativo entre os anos de 2014 e 2015.

O foco do trabalho da Polícia Militar em 2015 foi salvar vidas e desde que assumiu o comando do 2º Batalhão, em março do ano passado, o Tenente-Coronel Paulo Hermann Fernandes Macedo tem direcionado esforços neste sentido. Abordagens, saturações e blitz/barreiras foram realizadas durante todo o ano, além de ações integradas com as demais forças de segurança.

Outro aspecto avaliado foi o aumento do número de apreensões de armas de fogo. Em 2015, foram retiradas de circulação mais de 880 armas, 27% a mais do que no ano anterior. Desse total, a Polícia Militar apreendeu 197 armas de fogo na cidade de Juazeiro do Norte entre revólveres, pistolas e espingardas. Além disso, foram apreendidos, em 2015, cerca de 40 quilos de entorpecentes na Região do Cariri entre cocaína, maconha e crack.

De acordo com o Tenente-Coronel Hermann, “um trabalho como este nos primeiros dias do ano é importante na medida em é possível avaliar os resultados obtidos, renovar a parceria entre as forças de segurança e traçar novas estratégias para garantir o bem estar da população do Cariri através de operações policiais pautadas nos princípios da legalidade, ética e dignidade da pessoa humana”, ressalta o Oficial.