Cotar: Policiais participam de Curso de Patrulhamento Urbano

26 de outubro de 2015 - 17:17

Após passar por um rigoroso processo seletivo, que contou com exames médicos e testes de capacidade física, um grupo de 40 profissionais da segurança pública, incluindo agentes da Polícia Civil do Ceará e policiais militares dos estados do Ceará, da Bahia e do Maranhão, participa do Curso de Patrulhamento Urbano – COTAM.

A capacitação, promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), tem o objetivo de aprimorar os conhecimentos técnico-profissionais dos policiais que poderão compor o efetivo do Batalhão de Polícia de Choque, através do Comando Tático Motorizado (COTAM), tropa de reação do BPChoque que atua em operações de apoio ao Policiamento Ostensivo Geral que requeiram um treinamento mais especializado e no combate a criminalidade em locais de difícil acesso.


Segundo o Comandante do COTAM, Capitão PM Gerlúcio Vieira, o curso é um dos requisitos exigidos pela corporação e irá capacitar os policiais para o atendimento de ocorrências de alta complexidade e patrulha em ambientes urbanos e rurais. “Esse curso é fundamental, já que nós trabalhamos com o trinômio: homem, equipamento e treinamento. O trabalho de viatura é a atividade mais comumente executada pelos policiais militares, então durante o curso nós passamos técnicas operacionais de condução de viaturas, de comboio, de patrulha, de abordagem e várias modalidade que nós utilizamos. Iremos capacitar esses profissionais para prestar o melhor serviço à sociedade”, enfatizou.

O curso tem uma carga horária de 200 horas/ aula e duração de seis semanas. As instruções iniciam nesta segunda-feira (26) e seguem até o mês de dezembro.

Aula inaugural

O início da capacitação foi marcado pela palestra “A importância do policiamento especializado para a segurança pública”, ministrada pelo Comandante Adjunto do Comando de Policiamento Especializado (CPE), Tenente Coronel PM Marcello Furtado, durante aula inaugural realizada nesta sexta-feira (23), no auditório da AESP. O evento contou com a presença do diretor Geral da AESP, Coronel PM José Herlínio Dutra e do Comandante do Batalhão de Polícia de Choque, Major PM Alexandre Ávila, entre outras autoridades.