07 de Setembro: Polícia participa e realiza comemorações a esta data

8 de setembro de 2015 - 13:24

Em comemoração ao dia 07 de Setembro, dia da Independência do Brasil, foi realizada na Av. Beira Mar, em Fortaleza, a tradicional Marcha, contando com a espetacular apresentação das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e Forças auxiliares (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros), além de efetivos da Guarda Municipal, Perícia Forense, Polícia Rodoviária Federal, e diversas entidades da sociedade civil.

Diversas autoridades prestigiaram o desfile e foram recepcionadas no palanque principal do evento, montado em frente ao Náutico Atlético Cearense. No local, a Governadora em exercício Izolda Cela, o prefeito Roberto Cláudio, o Coronel Comandante Geral, Giovani Pinheiro, o Comandante do Ronda, Tenente Coronel Albano, Coronel da reserva Austregésilo, a Senhora Delegada Margarida Borges, dentre outros convidados presentes no palco, todos assistiram aos desfiles motorizados, a cavalo, e a pé.

.

O evento, que reuniu cerca de 40 mil pessoas, é uma realização do Ministério da Defesa, com o apoio do Governo do Estado.

Garantindo a segurança das pessoas que acompanharam o desfile, cerca de 850 policiais militares foram mobilizados para o entorno da Avenida Beira Mar.

Além deste evento na Av. Beira Mar, na tarde última Sexta feira (04), no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, foi realizada uma solenidade de desfile de tropa do Colégio da Polícia Militar, contando com a participação de alunos, pais e professores, estiveram presentes dentre diversas autoridades do Comando da Corporação. Na ocasião crianças foram vestidas com trajes de alguns batalhões como o BpRaio e do BpChoque. A aluna Beatriz Oliveira de Sousa,do 1° ano do Ensino Médio recebeu certificado de Honra ao Mérito como reconhecimento por seu desempenho desportivo no Judô dando visibilidade ao CPMGEF nesta área. O Coordenador no Colégio da Polícia Militar do Ceará Edgar Facó, Coronel Franco Neto prestigiou o evento. Vários pelotões compostos por crianças do colégio desfilaram caracterizadas pelos batalhões da Polícia Militar.

Sobre o 7 de Setembro:

Feriado que celebra a emancipação brasileira do reino de Portugal, no dia 7 de setembro de 1822, data que ficou conhecida pelo episódio do “Grito do Ipiranga”. O Príncipe Regente Dom Pedro I gritou “Independência ou morte” e, a partir daquele momento, o país não era mais uma colônia de Portugal. Logo após, o Brasil passou a ser uma monarquia, uma forma de governo em que os poderes eram exercidos por um Imperador.