MENSAGEM ALUSIVA AO DIA DO SOLDADO

25 de agosto de 2015 - 14:12

ORDEM DO DIA

MENSAGEM ALUSIVA AO DIA DO SOLDADO

Hoje, 25 de agosto, celebra-se o Dia do Soldado. Trata-se de uma justa homenagem à data de nascimento do marechal Luis Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro.

Soldado, palavra ilimitada, que de sua essência originada no latim “solidarius” significa: “aquele que é posto para servir, contratado para servir”. Contudo, servir em contrapartida ao recebimento de um numerário, de um salário; não condiz plenamente com o dom de ser soldado. Ser soldado é transpassar para um plano maior, uma vocação, um sacerdócio, que arrisca sua vida a cada dia no propósito de bem servir o cidadão, à sociedade, à comunidade, à família. É o servidor que não tem horário fixo de encerramento do seu labor, não há controle de ponto eletrônico de serviço, mesmo sendo-lhe garantidos seus direitos constitucionais; pelo simples fato de correr nas suas veias a emoção e o amor de servir ao próximo, de servir sua instituição, mesmo se arriscando ou até mesmo doando sua vida em prol da coletividade e do amor à farda que veste como fizeram, os bravos Soldados, SAMUEL RODRIGUES TABOSA, CÍCERO SOARES DA SILVA e o Subtenente JESSÉ DE MOURA FREIRE NETO dentre tantos outros. Todos nós, independentemente de grau hierárquico somos soldados, pois estendemos às mãos direitas, no juramento de nossos cursos de formação, e bradamos o dever de cumprir nossas atribuições mesmo arriscando nossas vidas.

Por tudo isso, neste dia memorável, saúdo a todos os companheiros de fardas, soldados de corpo e de alma, declinando minhas sinceras felicitações pela passagem desta data, agradecendo e enaltecendo o trabalho de todos em prol da segurança do povo cearense e pedindo proteção divina para iluminar nossos passos na jornada diária de servir e proteger.

Pois “…É graças aos soldados, e não aos sacerdotes, que podemos ter a religião que desejamos. É graças aos soldados, e não aos jornalistas, que temos liberdade de imprensa. É graças aos soldados, e não aos poetas, que podemos falar em público. É graças aos soldados, e não aos professores, que existe liberdade de ensino. É graças aos soldados, e não aos advogados, que existe o direito a um julgamento justo. É graças aos soldados, e não aos políticos, que podemos votar…” BARACK OBAMA

VALOROSOS SOLDADOS DA TERRA DA LUZ, DO CEARÁ QUERIDO, VERDES MARES! NUNCA SE ESQUEÇAM, SOMOS A ÚLTIMA BARREIRA FÍSICA DE PROTEÇÃO DA SOCIEDADE”.

Salve o dia do Soldado! Salve a Polícia Militar do Ceará!

GEOVANI PINHEIRO DA SILVA

Coronel Comandante Geral da PMCE