30 anos do Batalhão de Polícia de Choque são comemorados em solenidade

30 de julho de 2015 - 14:19

Em comemoração aos 30 anos de criação do Batalhão de Polícia de Choque – BPCHOQUE, foi realizada na tarde da última quarta-feira, no Quartel do Comando Geral, uma solenidade comemorativa alusiva à data.


O evento contou com a presença do Governador do Estado do Ceará, Dr. Camilo Santana; do Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Dr. Delci Teixeira; Presidente do Tribunal de Justiça,  Desembargadora Iracema do Vale; Secretário de Estado da Fazenda, Dr. Mauro Benevides, presidente da Liga da Defesa Nacional, Margarida Borges; Delegado Geral da Polícia Civil, Dr. Andrade Junior; e diversas autoridades da segurança pública estadual.

Governador Camilo Santana prestando reverência ao Pavilhão Nacional.

Na ocasião, foram entregues diversas comendas e a tropa realizou demonstrações de técnicas usadas em serviço policial militar, além de um belo desfile.


O Batalhão de Polícia de Choque foi criado em 23 de maio de 1985 a partir da Companhia de Policiamento de Choque do 5º BPM, por força da Lei Estadual nº 11.035. Atua como força de reação do Comando Geral da PMCE em de operações especiais, controle de tumultos, patrulhamento urbano e operações rurais.

O BPChoque dispõe de uma frota especializada de veículos automotores, além de possuir forte arsenal militar com armas de última geração. Com um efetivo de 678 policiais, sendo 25 policiais femininas, o Batalhão de Choque tem como premissa a valorização do profissional e seu treinamento para fazer jus ao lema do batalhão: Coragem, Sacrifício e Abnegação.

A tropa de elite da Polícia Militar é comandada atualmente pelo major Alexandre Ávila de Vasconcelos.

Confira galeria completa: