48 policiais militares são promovidos a tenente através da nova Lei de Promoções

22 de julho de 2015 - 18:04

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (22), no Palácio da Abolição, a cerimônia de promoção para 1º Tenentes da Polícia Militar do Ceará e Corpo de Bombeiros Militares do Ceará. Esta é a primeira turma de oficiais da PMCE e do CBMCE beneficiados pela Lei de Promoções sancionada pelo Governador do Estado do Ceará, Dr. Camilo Santana, em maio de 2015. Foram promovidos 48 policiais e 17 bombeiros.


A Lei beneficiará cerca de nove mil policiais e bombeiros militares do Estado até o fim deste ano, favorecendo o restante das tropas ao longo do tempo. O documento, apresentado pelo governador à Assembleia Legislativa no dia 23 de abril e aprovado por unanimidade pelos deputados, foi sancionado no dia 25 de maio, durante a solenidade de comemoração dos 180 anos da Polícia Militar do Ceará. Pela legislação antiga, seriam apenas 29 PMs beneficiados em 2015. Nenhum dos promovidos na cerimônia desta quarta-feira (22), por falta de vagas.


A medida institui um fluxo regular e automático na carreira dos oficiais e praças estaduais. A principal novidade do projeto é a extinção do limitador de vagas para ascensão. Ou seja, quem cumpriu o interstício (tempo mínimo de permanência no posto para ser promovido) pode concorrer ao benefício. A cada ano, 60% do total será promovido. Os demais podem pleitear a promoção no ano seguinte, e, não conseguindo por dois anos seguidos, serão promovidos automaticamente.


 

Além da presença do governador Camilo Santana, a solenidade contou com a participação do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Dr. Delci Carlos Teixeira; o Coronel Comandante Geral da PMCE,  Geovani Pinheiro; o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Carlos Gurgel; e o Delegado Geral da Polícia Civil, Andrade Júnior.