Banda de Música da PMCE completa 160 anos.

28 de outubro de 2014 - 14:40

Há 160 anos atrás, foi criada pelo então presidente da Província do Ceara, conselheiro Pe. Dr. Vicente Pires da Motta, a Banda de Música da Gloriosa Polícia Militar do Ceará. Inicialmente composta por apenas 14 integrantes, foi inicialmente originada para atender às necessidades da corporação e da sociedade civil, graças aos esforços do Comandante do Corpo Policial daquela época, Major Xavier Torres (13/09/1853 a 09/03/1857).



 

É denominada a matriarca de todas as bandas de música do Ceará, por ser a mais antiga do Estado. Foi a primeira banda de música a executar oficialmente o Hino do Ceará, além de participar ativamente de fatos relevantes da biografia do povo cearense. Sempre participou ativamente dos eventos mais importantes do Estado – inauguração do Teatro José de Alencar, Inauguração da famosa Praça do Ferreira, além de ter realizado grandes concertos por todo território cearense, levando arte e divulgando a cultura da nossa PMCE – o que faz ela ser considerada Patrimônio Histórico do Nosso Povo.



 

Atualmente, a Banda de Música tem nos seus quadros policiais militares músicos extremamente qualificados a tocarem todos os tipos de ritmos musicais e conta com projetos sociais como o Segurança com Melodia, que forma novos músicos e encanta o coração da nossa gente até os distantes rincões desta terra.



 

Parabéns a todos que compõe a notável Banda de Música Major Xavier Torres!!!

 

Contato: Tenente Mastroianni: 3101-4950, 9700-4686 e 8940-2125.