Polícia Militar do Ceará homenageia seu fundador

17 de outubro de 2014 - 20:01

Na tarde desta sexta-feira (17), no Quartel do Comando Geral, foi realizada a solenidade cívico-militar em homenagem ao Padre e Senador José Martiniano Pereira de Alencar, fundador da Polícia Militar do Ceará.


José martiniano de Alencar era filho do capitão e comerciante português José Gonçalves dos Santos e de Bárbara Pereira de Alencar, nasceu em 16 de outubro de 1794, no vilarejo de Barbalha pertencente a então vila do Crato, no Ceará. Foi padre, jornalista e político brasileiro, exercendo o cargo de senador pela província do Ceará, de 2 de maio de 1832 até sua morte e, durante seu mandato vitalício no Senado, foi presidente da província do Ceará por duas vezes, período este que criou – através da Resolução Provincial nº 13 – a Força Policial, dando origem à nossa Polícia Militar do Ceará.


 

Durante a solenidade, 25 (vinte e cinco) policiais militares, entre oficiais e praças, foram agraciados com a Medalha Senador Alencar, a maior comenda da corporação, em reconhecimento aos serviços prestados à ordem, segurança e tranquilidade pública. A Solenidade foi presidida pelo Comandante Geral da PMCE, o Coronel Lauro Prado.