Plano Operacional de Segurança do Fortal 2014 começa nesta quinta

23 de julho de 2014 - 18:03

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) inicia, na próxima quinta-feira (24), a partir das 16 horas, o Plano Operacional de Segurança para o Fortal 2014. A operação se estenderá até domingo (27).

Para garantir a segurança dos foliões que se deslocarão para a micareta, a SSPDS empregará, diariamente, 205 agentes na segurança do entorno do evento, somando o total de 820 nos quatro dias de festa. Eles estarão divididos entre Polícia Militar (PM), que disponibilizará, por dia, 164 militares do Comando de Policiamento da Capital (CPC), Batalhão de Polícia de Eventos (BPE), Regimento de Polícia Montada (RPMon) e Batalhão de Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio); Polícia Civil (PC), com 20 agentes; e Corpo de Bombeiros Militar (CBM), com 21 militares.

O efetivo atuará na área externa da Cidade Fortal, localizada no bairro Cidade 2000, na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza, ficando a área interna sob responsabilidade da segurança privada contratada pela organização da micareta.

O Plano Operacional de Segurança do Fortal fará uso de viaturas – entre elas a de combate a incêndio Auto Bomba Taque (ABT) – e terá o suporte do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), um caminhão carreta que ficará estacionado na Cidade Fortal; e da Plataforma de Observação Elevada (POE), que utilizará 14 câmeras em uma torre de 15 metros de altura. A Delegacia Móvel também será utilizada, acelerando os processos de atendimento e dando o suporte necessário ao cidadão. Por meio do equipamento, será possível executar as atividades básicas de uma unidade fixa de Polícia Civil (PC), a exemplo dos Boletins de Ocorrência (BOs). O 2.º Distrito Policial (DP) também atenderá as ocorrências relativas ao evento.

Em caso de emergência, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) também poderá ser acionada através do número 190.