Coletiva apresenta plano de segurança para primeiro jogo da Copa em Fortaleza

14 de junho de 2014 - 12:46

Coletiva de imprensa realizada na manhã do dia 13/06, no Centro Aberto de Mídia (CAM), localiza­do no Centro de Eventos do Estado, detalhou o plano operacional de segurança previsto para este sábado (14), data em que Fortaleza recebe, pela primeira vez na história, uma partida da Copa do Mundo de futebol. Uruguai e Costa Rica se enfrentarão às 16 horas, na Arena Castelão.

“Estamos aptos a prestar a segurança que necessita a população e os torcedores. Os treinamentos das forças de segurança vêm sendo intensificados desde a Copa das Confederações”, ressalta o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Servilho Paiva.

Mais de sete mil agentes de segurança, incluindo policiais militares, civis, bombeiros militares e peritos, além de profissionais das Coordenadorias de Inteligência, de Planejamento Operacional, de Operações de Segurança (Ciops) e de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) atuarão.

Outras forças parcerias também reforçarão as ações de segurança, a exemplo da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Fede­ral (PRF), Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEM), Ministério da Defesa, Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC).

Todas as forças trabalharão de maneira convergente no esquema operacional que prevê ações de vistorias, escoltas e batedores, assim como a integração das opera­ções através do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), Regional (CICCR), na sede da SSPDS; Móvel (CICCM), Local (CICCL), Plataformas de Observação Elevada (POE) e Delegacia Móvel.

As ações de segurança abrangerão toda Fortaleza e Região Metropolitana, com foco na área da Arena Castelão, Fifa Fan Fest, zona hoteleira da cidade e Centros Oficiais de Treinamento. Além do jogo deste sábado, outras cinco partidas estão previstas na Arena Castelão, incluindo jogos dos cam­peões mundiais Brasil, Alemanha, além do Uruguai.