Batalhão de Policiamento Comunitário

6 de janeiro de 2014 - 16:51

O Batalhão de Policiamento Comunitário

 

O Ronda do Quarteirão teve seu início em 21 de novembro de 2007, e é o Principal Programa da área de Segurança Pública do Ceará, iniciou-se com 05 (cinco) áreas-piloto e atualmente possui 252 (duzentos e cinqüenta e duas) áreas cobertas, em 42 (quarenta e dois) municípios, tendo toda a Capital e Região Metropolitana com 100% de cobertura, e em 2010, passou a contemplar todas as cidades com mais 50.000 habitantes.

São 3.920 (três mil novecentos e vinte) Policiais Militares à disposição da população cearense, sendo também o maior Batalhão de Segurança Pública da América Latina.

Em 30 de Abril de 2010, cria-se no sistema de segurança publica o Batalhão de Policiamento Comunitário – BPCOM.

O Ronda do Quarteirão pode ser definido como uma nova estratégia de policiamento. Nele, os esforços estão concentrados na filosofia de Polícia Comunitária, que consiste em uma tentativa de criar uma polícia técnica mais próxima da sociedade, fazendo dos agentes de segurança pública, agentes transformadores da pacificação social.

Na concepção do Ronda do Quarteirão foram estabelecidas prioridades como: a criação de polícia de proximidade, a utilização do uso legal e proporcional da força, por meio do irrestrito respeito aos direitos humanos, a qualificação em consonância com a utilização de tecnologia avançada e a interação com a comunidade.

O Programa elegeu como centro de confluência dos interesses comuns de segurança um núcleo urbano geo-referenciado, com uma área de 1,5 a 3 quilômetros quadrados, chamada de base territorial, onde existe um número de telefone que corresponde ao número da viatura. 

DSC01979.JPG

 As características do Ronda têm fundamento na doutrina de polícia comunitária, em que a interação com a comunidade é realizada por meio de visitas às residências, escolas, condomínios, praças e outros. Visitas comunitárias. A permanência da mesma equipe de policiais em cada área de serviço e nos mesmos horários possibilita aos moradores e aos policiais a criação de um laço de confiabilidade, perdido pelo policiamento tradicional.

O Gerenciamento inicial deste Programa foi feito por uma equipe multidisciplinar, Grupo Especial de Trabalho Ronda do Quarteirão, que divide tarefas e atribuições, além de acompanhamento de melhorias e correções.

A avaliação corretiva está inserida no núcleo das mudanças e se tornará possível com a modernização tecnológica:

– Software geo-referenciado que represente visualmente as ocorrências criminais, dispondo-as no mapa da cidade e acrescentando as informações pertinentes que possibilitem a análise diária das dinâmicas criminais, passando assim, a efetivamente agir com a inteligência policial.

– Monitoramento eletrônico das viaturas, possibilitando a auditoria e o acompanhamento das ações desenvolvidas.

– Vídeo-monitoramento, em tempo real, imagens e aúdio de tudo o que acontece dentro da viatura, fiscalização 24 horas.

– Atuação como facilitador integrando as diversas Instituições nas ações de prevenção primária.

 

DSC04401.JPG

 

Além do serviço operacional, os Policiais do Ronda do Quarteirão realizam atividades sociais em parceria com as lideranças comunitárias. Projetos que capacitam crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade e das ruas. Ronda Cultural, Turminha do Ronda, Violão Comunitário, Um golpe contra a violência, Projeto de Ações Culturais e Esportivas (PACE) e o Ronda na Educação, são apenas alguns dos projetos desenvolvidos por esses homens que em algumas ocasiões mesmo estando em suas folgas, destinam seu tempo pela causa social e ensinam, cuidam e aprendem com esses jovens.

Ronda do Quarteirão – A Polícia da Boa Vizinhança.