Batalhão de Polícia de Choque

6 de janeiro de 2014 - 15:35

 

 

O Batalhão de Polícia de Choque foi criado no dia 23.05.1985, por força da Lei Estadual nº 11.035 originando-se da antiga Companhia de Choque do 5ºBPM, onde passou a funcionar no dia 22 de junho do mesmo ano na ala direita superior do Quartel do 5º BPM.

Seu primeiro Comandante foi o Maj. PM Roberto Silva Nogueira e Sub. Comandante Maj. PM José Raimundo Figueiredo Filho. Desde sua criação já passaram pelo Comando da Unidade 29º Oficiais da Polícia Militar do Ceará.

O BPCHOQUE, atualmente possui um efetivo de 521 Policiais Militares distribuídos em 04 (quatro) Companhias distintas, sendo, a 1ª Cia/ COTAM (Comando Tático Motorizado), 2ª Cia/ CDC (Controle de Distúrbios Civis) a 3ª Cia/ GATE e a 4ªCia/ Canil que recentemente foi incorporada ao Batalhão de Choque e ainda o Pelotão de Comando e Serviços, responsável por toda a parte administrativa da Unidade, compreendendo os setores de inteligência, elaboração e divulgação de projetos, elaboração das ordens policiamento, serviço de alimentação, serviços gerais e o setor de processamento de dados capaz de fornecer dados precisos e concretos sobre a atuação das viaturas operacionais da Unidade, além de atuar como ajudante de ordens do Comando do Batalhão. Está em estudo a criação da 5ªCia/COTAR que será responsável pelo policiamento ostensivo de apoio às Unidades do interior do Estado.

O Batalhão dispõe de uma frota especializada de veículos automotores aptas a atender e adentrar nos locais de mais difícil acessibilidade, além de possuir um forte arsenal militar com armas de ultima geração suficientes para enfrentar qualquer ocorrências de alta complexidade. Desde sua formação o Policial Militar do BPCHOQUE recebe um treinamento diferenciado e especifico para atuar nas ocorrências para o qual se destina e foi criado.

 

1ª CIA/COTAM

COTAM

O Comandante Geral da PMCE, preocupado com o crescente índice de violência em nosso Estado, criou no dia 09/09/1999, o Comando Tático Motorizado, denominado COTAM. Uma tropa de reação do BPCHOQUE com a missão de coibir e combater os crimes violentos ocorridos na esfera estadual e Região Metropolitana de Fortaleza, tais como: roubos a bancos, a estabelecimentos comerciais e similares, ao crime organizado, a criminosos armados em locais de difícil acesso e outras ocorrências onde se faça necessário o uso de tropa especializada em policiamento Urbano.

Criadas para atuar em operações de apoio ao Policiamento Ostensivo Geral que requeiram um treinamento mais especializado; considerando o que está descrito nas Normas Gerais de Ação (NGA) do COTAM. As composições de serviço do COTAM só deverão ser acionadas para atuar em ocorrências especificas.

Atualmente o COTAM possui um efetivo 116 Policiais, cujos cumprem escalas de 08 (oito) diárias seguida de expediente que é usado para aprimorar a parte física e técnica de seus policiais como; Educação Física, Defesa Pessoal, Armamento e Equipamento, Tiro de Combate, Doutrina de Choque, Gerenciamento de Crises dentre outras disciplinas.

 

2ª CIA/CDC

 

CDC

 

A 2ª Cia foi criada em 30/05/1987, como corporação do BPCHOQUE. Na ocasião fora instituída para policiamento da zona externa em agências bancárias e o BPCHOQUE localizava-se no então Quartel do 5º BPM, ala direita do Batalhão, na Praça José Bonifácio/Centro.

Atualmente a 2ª Cia/ CDC/ BPCHOQUE, conta com um efetivo de 183 Policiais Militares distribuídos em 04 (quatro) pelotões denominados: CORAGEM, ABNEGAÇÃO, SACRIFÍCIO E FORÇA e é utilizada como força de reação do Comando Geral da PMCE. É uma Subunidade empregada em CONTROLE DE DISTÚRBIOS CIVIS, tais como; Praças Desportivas, Estádios, manifestações em público, turba, shows e outros grandes eventos.

A jornada de trabalho segue o padrão adotado pelo BPCHOQUE, qual seja 08 (oito) horas diárias com expediente para treinamentos técnicos.

 

3ªCIA/GATE

GATE

 

 

O GATE, é uma Companhia Especializada do BPCHOQUE que atua somente nas ocorrências de alta complexidade, tais como: ocorrências com reféns localizados, ocorrências em estabelecimentos penais, assaltos a bancos ou a grandes estabelecimentos comercias, seqüestros, escolta a presos de alta periculosidade, segurança de dignitários, combate ao crime organizado, combate a criminosos armados em locais de difícil acesso, operações de busca e perseguição a fugitivos perigosos em regiões inóspitas, apoio ao policiamento padrão em ações policiais de grande vulto, atendimento de ocorrências envolvendo artefatos explosivos e outras missões a critério do Comando Geral da PMCE.

Conta com o efetivo de 61 policiais, divididos em grupos táticos, com média de 10(dez) policiais cada, sendo 01(um) observador, 01(um) atirador de elite (sniper), 01(um) policial especializado em explosivos, cujos formam a equipe de serviço diário, prontos para atuarem nas ocorrências de Gerenciamento de Crises .

 

4ªCIA/CANIL

 

 

CANIL

 

A 4ªCiA/ BPCHOQUE/ Canil foi recentemente incorporada operacionalmente e administrativa ao BPCHOQUE, através do Boletim do Comando Geral 150/2008, de 08/08/2008, e tem por finalidade básica o Policiamento Ostensivo em todos os eventos onde se faça necessário o emprego de cães para preservação da ordem publica. Atualmente conta com um efetivo de 68 policiais capacitados para a execução de policiamento ostensivo com Cães. Possui em seu plantel atualmente 45 Cães adestrados e treinados dentro dos mais altos padrões existentes no nosso País. Conta ainda com Cães farejadores utilizados para a busca e localização de materiais entorpecentes e de caráter explosivos.