1ª Cia/ 3º BPM apreende duas pistolas e conduz seis suspeitos após disparos no Caiçara, em Sobral
20 de fevereiro de 2026 - 11:20

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar (1ª Cia/ 3º BPM), realizou, na manhã dessa quarta-feira (19), a prisão de seis pessoas, com idades entre 21 e 50 anos, e a apreensão de duas pistolas e munições no bairro Caiçara, em Sobral. A ação ocorreu após equipes da Força Tática serem acionadas via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) para atender a uma ocorrência de disparos de arma de fogo nas proximidades de um residencial.
Em diligências, os policiais militares foram informados de que os suspeitos teriam se escondido em um colégio em construção. Durante a incursão no canteiro de obras, os policiais militares visualizaram um indivíduo com trajes civis e outro com fardamento de empresa responsável pela obra, ambos tentaram fugir de abordagem.
Com o suspeito com trajes civis, foi apreendido um carregador de pistola municiado e próximo do segundo suspeito foi apreendido a pistola, escondida debaixo de uma pedra.
Durante a varredura no local, funcionários da obra e um familiar de um dos suspeitos passaram a hostilizar as composições com pedras e ferramentas, sendo necessário o uso de instrumentos de menor potencial ofensivo para conter a agressão injusta e garantir a segurança da equipe e dos presentes. No decorrer das buscas, foi encontrada ainda uma segunda pistola.
Foram apreendidas uma pistola Sig Sauer P320 calibre 9mm com dois carregadores, uma pistola Canik TP9 calibre 9mm com um carregador, 20 munições calibre 9mm e quatro aparelhos celulares.
A ocorrência foi apresentada na Delegacia Regional de Sobral. Ao todo, seis indivíduos foram autuados. O suspeito de 29 anos foi autuado por desacato e possui antecedentes por roubo (duas vezes), corrupção de menores, posse ilegal de arma de fogo, tráfico e consumo de drogas. Os indivíduos de 50, 24 e 21 anos também foram autuados por desacato.
Já os suspeitos de 30 e 26 anos foram autuados por disparo de arma de fogo e porte ilegal de arma de fogo. O de 30 anos possui antecedente por roubo, enquanto o de 26 anos possui antecedentes por roubo, receptação, desacato, motim de presos e porte ilegal de arma de fogo.
Assessoria de Comunicação da PMCE