PMCE resgata quatro vítimas e prende dois suspeitos em ação do CPRAIO no bairro José de Alencar, em Fortaleza

9 de fevereiro de 2026 - 09:43

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio de equipes do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRAIO), resgatou quatro pessoas mantidas em cárcere e prendeu dois suspeitos, na tarde desse domingo (8), no bairro José de Alencar, em Fortaleza.

A ação teve início por volta das 15h45, após informações repassadas pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) indicarem que pessoas estariam em situação de grave ameaça em um imóvel na Rua Elizeu Oriá. De imediato, as equipes da PMCE se deslocaram ao lugar informado e iniciaram as diligências.

Durante o cerco policial, três indivíduos tentaram fugir do interior de um terreno nas proximidades da Casa José de Alencar. Dois deles foram capturados em pontos distintos do bairro, após acompanhamento tático realizado pelas equipes do CPRAIO. Em continuidade às buscas, os policiais ouviram pedidos de socorro vindos de uma residência situada junto ao muro do terreno onde a ocorrência se concentrava. Ao verificar o imóvel, os militares localizaram quatro pessoas com a liberdade privada. Segundo relatos colhidos no local, as vítimas teriam sido mantidas sob domínio de um grupo que as acusava de terem presenciado um crime anterior.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestaram socorro às vítimas, que foram encaminhadas a unidades hospitalares para atendimento médico.

Além disso, os policiais apreenderam objetos que teriam sido utilizados para intimidar as vítimas, bem como aparelhos celulares e uma bicicleta. Todo o material foi apresentado na delegacia.

Os dois suspeitos, de 20 e 37 anos, foram conduzidos ao 13º Distrito Policial, onde foram autuados por tentativa de homicídio, organização criminosa e crime previsto na Lei de Tortura. Um deles possui antecedentes por tráfico de drogas. O outro possui registros anteriores por homicídio, resistência, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

Assessoria de Comunicação da PMCE