PMCE apreende fuzis, mais de 550 munições e captura cinco suspeitos após confronto em Sobral

9 de fevereiro de 2026 - 14:35

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreendeu dois fuzis calibre 5.56, uma arma artesanal e 567 munições de diferentes calibres durante uma ação que resultou na captura de cinco suspeitos, na madrugada e manhã desta segunda-feira (9), no bairro Novo Caiçara, em Sobral. A ofensiva foi conduzida pela Força Tática (FT) da 1ª Companhia do 3º Batalhão, com apoio de viaturas de área, supervisão e BEPI/COTAR.

A ocorrência teve início por volta das 3h, após informações sobre o roubo de uma caminhonete e de um automóvel no município de Graça. A partir dos dados repassados, as equipes intensificaram o patrulhamento em Sobral. Durante as diligências, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) emitiu pedido de apoio urgente, informando disparos de arma de fogo na região do Caiçara.

Ao se aproximarem da entrada do residencial, os policiais visualizaram a caminhonete roubada trafegando na contramão. Um grupo de indivíduos, utilizando vestimentas camufladas e coletes, efetuou disparos com armas longas contra as composições, que reagiram à injusta agressão. Após o primeiro confronto, os suspeitos fugiram a pé para um bairro vizinho, abandonando o veículo, no qual foi encontrada expressiva quantidade de munições.

Com o reforço das equipes especializadas, o cerco policial foi ampliado. Durante a continuidade das buscas, houve novo confronto. Quatro suspeitos foram lesionados; um deles não resistiu, mesmo após socorro à unidade hospitalar. Os demais se abrigaram em uma residência e mantiveram moradores sob ameaça. Após negociação conduzida pelo comandante da área, com atuação do BEPI/COTAR, os reféns foram liberados sem ferimentos e cinco indivíduos foram capturados.

No total, a PMCE retirou de circulação dois fuzis calibre 5.56, um deles com luneta óptica acoplada, uma arma artesanal calibre .40, 171 munições calibre .40, 115 munições calibre 5.56 e 281 munições calibre 9mm, além de dez carregadores de diversos modelos, incluindo tipo tambor, vestimentas táticas, mochilas, faca, aparelhos celulares e outros materiais relacionados à atividade criminosa.

Os capturados, com idades entre 13 e 28 anos, foram conduzidos à delegacia, onde está sendo lavrado o procedimento cabível.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

Assessoria de Comunicação da PMCE