🏟️ Primeiro Clássico-Rei de 2026 contará com mais de 770 agentes de Segurança Pública

6 de fevereiro de 2026 - 13:24

Serão 598 policiais militares e civis e bombeiros militares  atuando no próximo domingo

Seguindo com o alinhamento estratégico visando proporcionar segurança e tranquilidade aos torcedores que irão ao primeiro Clássico-Rei de 2026, a Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) elaborou um plano operacional de atuação das Forças de Segurança. Ao todo serão 774 agentes de Segurança Pública – além de órgãos estaduais e municipais envolvidos com a partida -, atuando no próximo domingo (08) durante a partida entre Ceará e Fortaleza.

A partida acontecerá na Arena Castelão, que fica no bairro Boa Vista – Área Integrada de Segurança Pública 19 (AIS 19) de Fortaleza, e iniciará às 18h deste domingo. Porém, muito antes da bola rolar no gramado do estádio, diversas equipes das Forças de Segurança do Ceará darão o apito inicial nos trabalhos operacionais para promover a segurança dos torcedores e da população em geral.

“Nas últimas semanas estivemos atuando integrados para planejar e desenvolver mais uma diretriz operacional para o Clássico-Rei. Nesse sentido, as inteligências estão monitorando ações para evitar qualquer conduta delituosa, ao passo que a Polícia Militar atuará fortemente para garantir paz e tranquilidade para o torcedor de bem. Nesse sentido, reafirmamos o compromisso das Forças de Segurança com a sociedade, convidando-os a se fazerem presentes no jogo e, aos que pretendem cometer algum crime, estamos preparados para atuar com todo o rigor da lei”, reforçou o coordenador da Copol/SSPDS, Harley Filho.

Efetivo empregado para a partida

Dentre os agentes de Segurança Pública empregados nos trabalhos operacionais, o principal efetivo é da Polícia Militar do Ceará (PMCE), que conta com equipes especializadas do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), do Regimento de Polícia Montada Coronel Moura Brasil (RPMont), do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) e do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA). Ao todo, serão 538 policiais militares atuando no domingo (08) – sendo 338 nas proximidades da Arena Castelão e vias de acesso, e 200 policiais no interior do estádio.

Além do policiamento ostensivo, 35 policiais da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) também atuaram no domingo realizando os trabalhos de polícia judiciária, e 25 bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) estarão realizando fiscalizações no interior e nos arredores do estádio.

Para além das Forças de Segurança do Ceará, o planejamento operacional também conta com a participação de 80 agentes da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), 40 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), 15 agentes da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), 13 do Juizado do Torcedor e 10 da Secretaria Executiva Regional 8 de Fortaleza (SER 8), totalizando 774 agentes de segurança destinados para o Clássico-Rei.

Reunião de alinhamento presencial 

O plano operacional foi desenvolvido após uma reunião de alinhamento presencial com representantes de diversos órgãos das Forças de Segurança do Ceará, além de órgãos estaduais e municipais que também atuam na partida. O encontro ocorreu na tarde dessa terça-feira (3), no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que fica no bairro Aeroporto – Área Integrada de Segurança Pública 6 (AIS 6) de Fortaleza.

Na ocasião, a reunião contou com representantes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), além da Coordenadoria de Inteligência (Coin) e da própria Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol), ambas da SSPDS. Por parte dos órgãos municipais que atuam na partida, participaram representantes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e da Secretaria Executiva Regional 8 de Fortaleza (SER 8).

 

Fonte: SSPDS