PMCE captura grupo criminoso do Rio Grande do Norte, com armas, granadas e munições, em São Benedito
29 de janeiro de 2026 - 12:03

Um grupo de sete pessoas, do Rio Grande do Norte, foi preso em flagrante pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) com armas de fogo, artefatos explosivos, munições e outros materiais ilícitos. A ação policial foi protagonizada por equipes do 4º Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (4º BPRAIO), no município de São Benedito, nessa terça-feira (28).
O fato iniciou após a circulação de vídeos em redes sociais que mostravam indivíduos armados mostrando armas de fogo e pichando imóveis com siglas de grupos criminosos na cidade de Ibiapina. As informações apontavam que os suspeitos estariam escondidos em uma residência no bairro Vila Franco, em São Benedito.
As equipes realizaram o cerco ao imóvel indicado pelas denúncias e em residências vizinhas. Durante as diligências, os policiais visualizaram indivíduos arremessando armas de fogo e carregadores para o interior de uma das casas, numa tentativa de ocultar o material ilícito. Em seguida, foi feita a entrada tática no lugar, ocasião em que alguns suspeitos tentaram fugir pulando muros, sendo todos detidos.
Ao todo foi encontrado um arsenal composto por quatro armas de fogo, sendo três pistolas de calibres 9mm, .380 e .40, além de uma espingarda calibre 12, acompanhadas de mais de três centenas de munições de diversos calibres, carregadores, rádio comunicador, simulacros de armas, balança, capas táticas e aparelhos celulares. Também foi apreendido um veículo utilizado pelo grupo para deslocamento entre municípios.
Durante as buscas, foram localizados artefatos explosivos do tipo granada, que permaneceram no local sob isolamento até a chegada de uma equipe especializada do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), responsável pela detonação controlada dos explosivos em local seguro.
Os suspeitos, oriundos do estado do Rio Grande do Norte, foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de São Benedito, onde foram autuados por crimes previstos no Estatuto do Desarmamento, organização criminosa e outros dispositivos legais.
Assessoria de Comunicação da PMCE