PMCE e IBAMA apreendem armas e animais silvestres abatidos durante operação ambiental em Crateús
4 de dezembro de 2025 - 15:16
Uma operação conjunta entre a Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), resultou na apreensão de diversas armas de fogo, munições e animais silvestres abatidos na zona rural de Crateús. A ação foi deflagrada na madrugada dessa quinta-feira (4), por volta das 2h, nas localidades de Sítio Lagoa e Sítio Ninga, na Serra das Almas.
Com o objetivo de combater e prevenir crimes ambientais, as equipes realizaram diligências em pontos estratégicos da região. Durante a operação, foram localizadas e apreendidas nove armas de fogo, uma balestra, 66 munições, uma luneta e seis recipientes contendo pólvora, chumbo e espoletas. Além disso, os policiais encontraram carnes de animais silvestres abatidos, entre eles veado, mambira, mocó e nambu, bem como dois rabos de raposa, indicando caça ilegal na área protegida.
Uma pessoa foi conduzida à Delegacia Regional de Crateús, onde foram adotados os procedimentos cabíveis com base na legislação ambiental vigente.
A Polícia Militar do Ceará, por meio do BPMA, reforça seu compromisso com a preservação da fauna e da flora, atuando de forma integrada com órgãos ambientais no enfrentamento aos crimes contra o meio ambiente.
Assessoria de Comunicação da PMCE