BPMA apreende dois paredões de som e autua responsáveis por poluição sonora no Centro de Sobral
1 de dezembro de 2025 - 09:20
A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), apreendeu dois paredões de som automotivo e autuou os responsáveis por poluição sonora durante ações realizadas na noite desse sábado (29), no Centro de Sobral. As ocorrências resultaram em multas que somam mais de R30 mil, além da condução dos envolvidos à Delegacia Regional de Sobral.
Durante patrulhamento ordinário, a equipe da viatura BPMA 52 identificou um veículo com reboque e paredão de som em funcionamento na Avenida Idelfonso de Holanda Cavalcante, nas proximidades do Hospital Municipal Estevam Ponte. A medição com sonômetro registrou 111,6 decibéis (dB(A)), valor acima do permitido pela legislação ambiental. O equipamento foi apreendido e foi lavrado auto de infração ambiental no valor de R 15.312,50.

Em outra frente de atuação, a equipe da viatura BPMA 55 visualizou um segundo paredão em funcionamento na Avenida Dr. Guarani, também no Centro, causando aglomeração e bloqueio da via. A aferição indicou 112,1 dB(A). O equipamento foi igualmente apreendido e gerou multa no valor de R$ 15.312,00.

Entre os materiais recolhidos estão módulos amplificadores, processadores de áudio, cornetas, tweeters, alto-falantes, fontes de alimentação, baterias, mesa de som, toca-CD e os reboques utilizados para acoplar os equipamentos. Todo o material foi apreendido conforme a legislação ambiental vigente.
Os dois envolvidos foram conduzidos à Delegacia Regional de Sobral, onde foram lavrados Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/98) e no Decreto Federal nº 6.514/08.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/. O sigilo e o anonimato são garantidos.
Assessoria de Comunicação da PMCE