BPMA da PMCE apreende paredões e autua infratores por poluição sonora em Fortaleza

19 de outubro de 2025 - 11:43

Uma ação conjunta do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) e do 18º Batalhão (18º BPM), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), apreendeu dois paredões de som e autuou dois homens por crime de poluição sonora, na madrugada deste domingo (19), no bairro Pici, em Fortaleza.

A ação ocorreu após denúncia de som automotivo em alto volume na rua Álvares Maciel, onde os militares encontraram grande aglomeração de pessoas e veículos com equipamentos sonoros acoplados aos porta-malas. Durante a fiscalização, foram identificados dois veículos utilizados na emissão do som: um Fiat Pálio de cor preta e um VW Polo. Com o uso de sonômetro devidamente calibrado, foram registradas medições de 86,4 dB(A) e 113,1 dB(A), valores acima do permitido pela legislação ambiental. O responsável pelo VW Polo, um homem de 26 anos, foi detido no local. O responsável pelo Fiat Pálio se evadiu mas foi identificado formalmente, um homem de 27 anos.

Os equipamentos apreendidos incluíam módulos, cornetas, graves, tuítas, fontes e processadores acoplados aos automóveis. Os responsáveis foram autuados pelo BPMA conforme a Lei Federal nº 9.605/98 e o Decreto Federal nº 6.514/08, resultando em multas de R$ 15.312,50 e R$ 12.500,00, além da apreensão dos equipamentos sonoros e dos veículos

A ocorrência foi apresentada no 32º Distrito Policial e formalizado por meio de Termo Circunstanciado de Ocorrência. O homem de 27 anos possui antecedentes criminais por receptação.

O BPMA reforça que ações de combate à poluição sonora visam garantir o bem-estar da população e o cumprimento das normas ambientais.

Denúncias

A população pode colaborar com denúncias anônimas por meio do número 181 (Disque-Denúncia da SSPDS), pelo 190 da Polícia Militar ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”.

Assessoria de Comunicação da PMCE