PMCE promove ciclo de palestras “Diálogos com a PM” em parceria com o Ministério Público
30 de setembro de 2025 - 13:08
A Polícia Militar do Ceará (PMCE) promoveu, nessa segunda-feira (29), o ciclo de palestras “Diálogos com a PM”, uma iniciativa em parceria com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), atendendo à solicitação formal do Centro de Apoio Operacional Criminal, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CAOCRIM). O encontro foi realizado, simultaneamente, em cinco polos da capital e Região Metropolitana: no Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (COPAC), no Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), e na sede das Promotorias de Justiça, em Fortaleza, na sede do 2º Comando Regional da PMCE, em Caucaia, e na sede das Promotorias de Justiça de Maracanaú.
A proposta do ciclo, que segue até o dia 8 de dezembro, é promover a aproximação institucional entre policiais e membros do Ministério Público, fortalecendo o alinhamento de atuação em temas jurídicos e operacionais que impactam diretamente a atividade policial. Ao todo, nas 11 turmas previstas para o período, 1.650 PMs de unidades operacionais da capital e Região Metropolitana participarão da ação educacional.
“Esta iniciativa simboliza a união de propósitos entre Ministério Público e a PMCE no compromisso de proteger vidas e construir uma sociedade mais segura. Ela também abre espaço para uma troca de saberes única, alicerçada na vivência diária e nos desafios enfrentados por nossos policiais militares e as necessidades dos membros do parquet na busca deste mister. Ao somar forças e compartilhar experiências, fortalecemos nosso trabalho e transformamos essa dedicação em ganhos reais para toda a população”, destacou o coordenador da Coordenadoria de Gestão Interna do Ensino, Instrução e Cultura (COGEIC) da PMCE, Coronel Ricardo Porto.
Entre os temas abordados no ciclo estão: “A importância da Polícia Militar na persecução penal”, “A necessidade de compreender o que acontece quando o auto de prisão em flagrante é encaminhado ao Poder Judiciário”, “A relevância do testemunho policial para o processo penal” e “Prisão em flagrante e advertência dos direitos constitucionais”.
Assessoria de Comunicação da PMCE