PMCE apreende armamento, munições e emulsão explosiva no Maracanaú
19 de setembro de 2025 - 11:23
A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do 2º Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (2º BPRAIO), realizou, na madrugada desta quinta-feira (18), uma ação que resultou na apreensão de uma arma de fogo, diversas munições de calibres variados, carregadores de carabina e uma carga de emulsão explosiva. A ação ocorreu no bairro Mucunã, no município de Maracanaú.
A ofensiva teve início por volta de 00h05, quando uma equipe CPRAIO se deslocava pela Rua José Nogueira Mota, atendendo a uma solicitação de apoio originada, em Maranguape. Durante o deslocamento, os policiais se depararam com cerca de 10 indivíduos armados correndo em direção à composição. Os suspeitos portavam armamento pesado, incluindo armas longas, espingardas calibre 12, carabinas, pistolas e revólveres. Ao perceberem a presença da equipe policial, passaram a efetuar disparos, sendo necessário o revide por parte dos militares. Em seguida, os indivíduos fugiram para uma área de matagal próxima.
Foi solicitado reforço via frequência, e outras equipes do CPRAIO, do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) chegaram ao local para dar continuidade às diligências. Durante a varredura, os policiais localizaram um revólver calibre .38 municiado, além de uma mochila contendo munições de calibre 12, um carregador de carabina calibre .40 e uma luneta.
Na sequência da operação, os agentes localizaram mais um carregador de carabina .40, com duas munições calibre .40, além de uma carga de emulsão explosiva. Diante da natureza do material apreendido, foi acionada uma equipe de explosivistas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), a fim de realizar a detonação segura do artefato explosivo. Todo o material apreendido foi apresentado na Delegacia Metropolitana de Maracanaú (DMM), onde foi instaurado inquérito policial para apuração dos fatos.
Denúncias: A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br.
Assessoria de Comunicação da PMCE