PMCE e ICMBio prendem homem por incêndio criminoso no entorno da Floresta Nacional do Araripe, em Crato
17 de setembro de 2025 - 13:50
O Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), em ação conjunta com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), prendeu em flagrante um homem de 48 anos suspeito de provocar um incêndio criminoso no entorno da Floresta Nacional do Araripe, no município de Crato, nesta terça-feira (16).
A ocorrência foi registrada após denúncias de moradores que relataram fogo em área de mata na zona rural. O incêndio teve início por volta das 11h30 e só foi controlado às 16h, após horas de combate realizado de forma integrada pela Brigada de Incêndio do ICMBio, Brigada Municipal do Crato, Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e comunitários locais.
As equipes do BPMA e do ICMBio realizaram diligências e localizaram o suspeito, que confessou o crime durante a abordagem.
Ele foi apresentado à Delegacia Regional de Crato e autuado em flagrante com base no artigo 41 da Lei de Crimes Ambientais.
Durante a ação, ficou constatado que as chamas atingiram área de vegetação nativa, colocando em risco a biodiversidade e comunidades próximas. A legislação prevê pena de reclusão de dois a quatro anos, além de multa, para quem provocar incêndio em floresta ou demais formas de vegetação.
Assessoria de Comunicação da PMCE