Ações da PMCE resultam em prisões e apreensões após queima de fogos criminosa na Capital e RMF
16 de setembro de 2025 - 11:24
A Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizou, nessa segunda-feira (15), uma ação integrada em Fortaleza, Maranguape e Caucaia, em resposta a atos de exaltação criminosa registrados à noite, com queima de fogos em vias públicas. As ações envolveram equipes do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e Policiamento Ostensivo Geral (POG) e resultaram na condução de 19 pessoas, além da apreensão de arma de fogo, munições, fogos de artifício e outros materiais.
De acordo com balanço operacional, a PMCE atuou em diferentes pontos da Capital e RMF, com destaque para os bairros Vicente Pinzón, Floresta, Paupina, Cristo Redentor, Henrique Jorge, Jangurussu e no município de Maranguape e Caucaia.
Em Fortaleza, no bairro Cristo Redentor, equipes do CPRaio apreenderam uma pistola 9 mm com numeração suprimida, 30 munições do mesmo calibre e nove munições calibre .38, após abordar dois suspeitos que tentavam fugir, logo após relatos de pichações alusivas à facção. Os conduzidos foram apresentados na Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).
Ainda na Capital, no bairro Paupina, o CPRaio deteve dois suspeitos e apreendeu três caixas contendo 16 fogos de artifício cada, além de aparelhos celulares. No bairro Autran Nunes, outra equipe do CPRaio conduziu três pessoas e apreendeu caixas de fogos e celulares, também com apresentação à Draco. No Vicente Pinzón, o BPChoque apreendeu 11 unidades de fogos (10 deflagradas e uma intacta) e conduziu um adolescente à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).
Em Maranguape, o CPRaio deteve dois suspeitos no bairro Área Seca e apreendeu três rojões e um isqueiro, com apresentação na Delegacia Metropolitana de Maracanaú. Em Caucaia, após acionamento da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) por queima de fogos e incêndio em terreno, a PMCE isolou a área, acionou o Corpo de Bombeiros para debelar as chamas e, na varredura, localizou uma espingarda calibre 12 carbonizada, apresentada no 32º Distrito Policial.
As ações foram formalizadas nas delegacias competentes, com instauração dos respectivos procedimentos, incluindo organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo e demais enquadramentos legais quando cabíveis.
A Polícia Militar do Ceará segue com o patrulhamento reforçado e ações contínuas de inteligência e ostensividade para coibir condutas criminosas, retirar armas e artefatos perigosos de circulação e preservar a ordem pública em todo o Estado.
Assessoria de Comunicação da PMCE