Dia do Soldado: SSPDS comemora e homenageia o trabalho dos soldados militares que atuam nas Forças de Segurança do Ceará
25 de agosto de 2025 - 17:18
Texto: Helena Ximenes – Ascom SSPDS
Fotos: Paulo Cavalcanti
Distribuídos por todo o Ceará para garantir segurança e integridade à população, os soldados são heróis que doam suas vidas a serviço dos cidadãos. Neste dia 25 de agosto, em que é comemorado o Dia do Soldado, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) destaca e reconhece o trabalho dos valorosos soldados que atuam em suas Forças de Segurança: Polícia Militar do Ceará (PMCE) e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).
A data começou a ser comemorada em 1923, como homenagem e alusão ao nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, que desempenhou um papel imprescindível na consolidação do Brasil como nação independente e unificada. Além de ser visto até hoje como um dos mais importantes militares brasileiros, sendo patrono do Exército Brasileiro.
Assim como Duque de Caxias, muitas pessoas servem à sociedade como soldados, trazendo consigo suas aspirações na defesa incansável do bem-estar da população.
Realização eterna
Motivado pelo serviço de excelentes policiais militares, desde criança, o soldado da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Ronilson da Silva, sempre sonhou em ingressar na corporação. “Ser soldado pra mim, é saber que tenho que cuidar da sociedade mesmo com o risco da própria vida”, afirma.
Após ser aprovado no concurso, os sentimentos de orgulho e dever cumprido preencheram a alma do soldado Silva. Mas foi no dia da sua formatura, em 23 de julho de 2024, que esses sentimentos tornaram-se indeléveis: “Quando vi o sorriso de orgulho da minha mãe e da minha esposa, foi algo sem explicação”, relembra.
Servir
O sonho de servir a população também sempre esteve no coração da soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Fabrine Oliveira. Inspirada por seu pai, que zelou pelo povo cearense por meio da PMCE, ela se identificou com a missão de proteger vidas, patrimônios e o meio ambiente.
“Ser soldado do CBMCE para mim significa fazer parte de uma instituição honrosa, da qual, lutamos diariamente pelo bem da sociedade cearense, servindo àqueles que se encontram em situação de emergência ou até mesmo na prevenção de tais situações”, destaca.
Ingressa na corporação desde 2022, Fabrine lembra com carinho as emoções que sentiu quando foi aprovada no concurso do Corpo de Bombeiros. “O sentimento foi de grande satisfação e entusiasmo, pois sabia que muitos desafios estavam por vir, mas Deus confiou a mim essa nobre missão e por isso, sou sempre muito grata”, relembra.
Nestes três anos como bombeira, entre tantas histórias já vividas, ela ressalta que são as ocorrências mais complexas as que mais marcam. “Uma delas foi atender a um incêndio em vegetação que passou a atingir a estrutura de uma casa, logo atuamos para salvar as vidas dos pets que estavam presos lá dentro e proteger esse patrimônio para evitar maiores danos. Foi muito satisfatório completar nossa missão e ver a gratidão dos moradores da casa ao entregar-lhes em segurança os seus pets”, conclui.
Assim como um dia a carreira militar foi o sonho de Fabrine, nos dias atuais, o coração da soldado fica aquecido ao ver que existem crianças que se inspiram nessa profissão e sonham em ser como ela.
Uma missão de vida
Também estimulado por meio de familiares militares, o soldado do CBMCE, Witalo, desde cedo conhecia de perto como era a carreira e admirava a profissão. Assim, em 2022, ingressou na corporação. Ao longo dos anos, ele viu essa admiração crescer e se transformar na vontade de ajudar as pessoas e de estar em situações em que ele possa fazer a diferença.
“Uma vez participei de uma ocorrência em que conseguimos resgatar dois animais em risco de uma residência em chamas e na mesma semana também duas adolescentes em afogamento na praia. Ver a gratidão nos olhos dos familiares foi algo indescritível. São nessas situações que percebemos o real valor do nosso trabalho”, recorda.
Para Witalo, ser soldado é uma missão de vida. “É saber que posso ser chamado a qualquer hora, em qualquer lugar para proteger vidas, enfrentar riscos e levar esperança já que estou na ponta da linha atuando diretamente como primeira resposta em todas as ocorrências”, reitera. E prossegue: “Não é apenas cumprir ordens, mas sim salvar vidas e estar presente nos momentos mais difíceis das pessoas. Isso marca para sempre”.
Responsabilidade
A soldado do CBMCE, Natália Freire, também enxerga a sua profissão como uma missão de responsabilidade. “Nós temos a função de execução, então temos que estar muito bem condicionado, temos que ter atitude, temos que ter o conhecimento para agir no tempo certo para que as coisas aconteçam. É uma honra ser soldado do Corpo de Bombeiros”, declara.
Ingressa na corporação desde 2022, Natália é formada em Educação Física e já chegou a ser professora universitária. “Na minha infância eu dizia que ia ser professora. Após eu me formar em Educação Física, fui professora de faculdade, onde fui professora de muitos bombeiros. Na época, eles me estimularam a fazer o concurso, e falaram: ‘Faça, a senhora tem perfil’. Alguns até me ajudaram com material”, recorda.
Durante os estudos, Natália começou a conhecer os projetos da corporação e ficou encantada com os projetos sociais do Corpo de Bombeiros, como o Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade (PSBS). “Trabalhei com idosos e achei incrível o projeto. Me encantei com a profissão e com os projetos sociais. E vi que dava para eu ser professora dentro da instituição e atuar em várias áreas”, declara.
Natália cita o seu ingresso no CBMCE como duas felicidades. “O sentimento que eu tive quando eu soube que tinha passado no concurso foi de muita felicidade. Na época, como eu estava no cadastro de reserva, não sabia quando eu ia ser chamada. Enquanto eu esperava, estudei para outros concursos e fui aprovada para ser policial penal, onde fiquei por quatro anos até ser convocada para o curso de formação dos bombeiros. Foram duas felicidades, na verdade. A primeira, foi a aprovada e a segunda, foi ser chamada”, revive.
Compromisso
Seja recuperando os bens dos cidadãos, prestando primeiros socorros a vítimas de acidente ou realizando prisões, a soldado da PMCE Amanda Lemos destaca que auxiliar a população é sempre muito gratificante. “Ser soldado pra mim vai muito além de uma profissão, é uma missão de vida que desempenho com muito amor e dedicação. É ter compromisso constante com a sociedade, servir sem conhecer a quem. É carregar o peso da responsabilidade sem esperar reconhecimento. É saber lidar com críticas e incompreensão, e mesmo assim, seguir firme. É honrar a farda e nunca recuar diante do dever”, afirma.
Para Amanda, que ingressou na corporação em 2022, o sonho de seguir carreira militar não surgiu na infância, mas foi se consolidando com o tempo. “À medida que amadureci, compreendi a nobre missão desempenhada pelos soldados. E além de disso, vi que com a profissão, poderia proporcionar uma condição melhor pra minha família”, expõe.
Quando lembra da sua trajetória até a aprovação no concurso, a soldado destaca a gratidão àqueles que acreditaram no seu potencial. “Passar no concurso público foi de fato, uma das melhores sensações que senti. Ver o fruto do seu suor, recompensado pela aprovação, é altamente gratificante. Sou imensamente grata pelas pessoas que acreditaram em mim, mesmo quando duvidei”, finaliza.
FONTE: SSPDS-CE
Assessoria de Comunicação da PMCE