BPMA da PMCE apreende 19 pássaros silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro na zona rural de Jardim

22 de agosto de 2025 - 09:45

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio de equipe da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (2ª Cia/ BPMA), apreendeu, nessa quinta-feira (21), 19 pássaros silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro na Serra Boa Vista, zona rural do município de Jardim. Um homem de 47 anos foi apresentado à delegacia por criação ilegal de animais da fauna silvestre, crime previsto no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais.

Durante patrulhamento, os policiais militares visualizaram diversas gaiolas no quintal de uma residência. Ao ser acionado, o proprietário confessou não possuir autorização para manter os animais em cativeiro, recebendo voz de prisão no local.

Foram apreendidos oito pássaros da espécie “Jesus-meu-deus”, quatro “Galo-de-Campina”, dois “Abre e Fecha”, um “Sabiá”, um “Canário-da-terra”, um “Bico-de-veludo”, um “Cabocloclinho” e um “Azulão”.

A ocorrência foi apresentada na Delegacia de Jardim, onde foi lavrado Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO). Os animais foram encaminhados para a ONG BiodiverSe, onde receberão cuidados veterinários antes de serem devolvidos à natureza.

A PMCE reforça que criar, comercializar ou manter em cativeiro animais silvestres sem autorização é crime ambiental, com pena prevista de detenção de seis meses a um ano e multa.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Assessoria de Comunicação da PMCE