Ex-participante de projeto social da PMCE realiza sonho e se torna soldado da corporação
15 de agosto de 2025 - 15:23
Na solenidade realizada nessa quinta-feira (14), no Quartel do Comando‑Geral (QCG), em Fortaleza, um dos destaques foi o soldado Arrais, que se formou junto com os outros 174 novos integrantes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), em cerimônia, que contou com a presença do governador Elmano de Freitas e outras autoridades.
O diferencial de Arrais está fora da rotina policial: antes de ingressar na corporação, ele participou ativamente do Projeto Cavaleiros do Futuro, iniciativa social desenvolvida pelo Regimento de Polícia Montada (RPMont). Lá, Arrais aprendeu equitação (trabalho com cavalos), cuidados, disciplina e valores como cidadania e responsabilidade social.
Após essa formação, Arrais serviu na Marinha do Brasil e atuou como instrutor de equitação em centros privados. Em seguida, prestou concurso para a Polícia Militar e foi aprovado, chegando agora à corporação.
“A trajetória do Soldado Arrais representa o verdadeiro retorno institucional dos nossos projetos sociais: ele saiu deles como cidadão e retorna à PM com compromisso de servir à sociedade. Uma história que merece ser enaltecida”, declarou Capitão Romeu, instrutor do projeto no RPMont.
O soldado Arrais disse que essa etapa de sua vida é a realização de um sonho de infância. “Desde quando entrei no projeto Cavaleiros do futuro, a vivência com o mundo militar, a disciplina, as tradições e honrarias que a gloriosa Cavalaria tem na história da PMCE, fez com que eu sonhasse em um dia pertencer a corporação”. Acrescentou ainda em 2023 surgiu a oportunidade de estudar para o concurso. “Me dediquei aos estudos, conciliando com o trabalho e conseguir a aprovação”, afirmou.
Contexto institucional
O Projeto Cavaleiros do Futuro, que atua nas dependências do RPMont, atende regularmente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou em cumprimento de medidas socioeducativas, oferecendo aulas de equitação, higiene animal, cidadania e disciplina militar.
Assessoria de Comunicação da PMCE