PMCE cumpre mandados de prisão e apreende arma de fogo durante Operação Integração na RMF

5 de julho de 2025 - 18:59

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) deflagrou, neste final de semana (dias 4, 5 e 6 de julho), mais uma fase da Operação Integração, com foco nos municípios de Pacatuba e Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A ação visa reforçar a segurança pública, combater a criminalidade e cumprir mandados de prisão expedidos pela Justiça, além de coibir a circulação de armas ilegais.

A operação é coordenada pela Coordenadoria Geral de Operações (CGO), por meio da atuação integrada das forças de segurança, e conta com o emprego de patrulhas especializadas da PMCE. Neste final de semana, o destaque das ações foi para o trabalho desenvolvido pelo Comando Tático Motorizado (Cotam), que efetuou a prisão de dois indivíduos com mandados judiciais em aberto.

Prisões e apreensão de arma

O primeiro mandado foi cumprido na manhã desde sabado (5), no município de Pacatuba. Um homem de 33 anos foi preso na rua São Francisco, no Conjunto Planalto Benjamin. Contra ele havia um mandado de prisão por integrar organização criminosa e por crime contra a incolumidade pública, expedido pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas da Comarca de Fortaleza.

Ainda no decorrer da operação, no município de Maracanaú, outro homem, de 47 anos, foi capturado na rua Maranhão, no bairro Coqueiral. Em seu desfavor havia um mandado judicial pelo crime de homicídio, expedido pela 1ª Vara da Comarca de Santa Quitéria.

Além das prisões por mandado judicial, as equipes também realizaram uma importante apreensão de arma de fogo no bairro Forquilha, também em Maracanaú. Os policiais receberam denúncias sobre festas frequentes promovidas por homens armados na localidade. Ao chegarem ao imóvel indicado, visualizaram um indivíduo saindo do local. Ao notar a aproximação da viatura, o suspeito, de 28 anos, com antecedentes por tráfico de drogas, tentou fugir, correndo em direção a um estacionamento, mas foi rapidamente alcançado. Durante a busca no local, os policiais localizaram uma pistola calibre 9mm com 29 munições, escondida atrás de um aparelho sanitário. O homem foi conduzido à Delegacia Metropolitana de Maracanaú, onde foi autuado por posse irregular de arma de fogo.

Procedimentos

Os três suspeitos foram conduzidos à Delegacia Metropolitana de Maracanaú, onde foram realizados os devidos procedimentos legais. No caso dos dois homens com mandados em aberto, as ordens judiciais foram devidamente cumpridas, e ambos seguem à disposição do Poder Judiciário.

Compromisso com a segurança

A Operação Integração é uma estratégia contínua do Governo do Estado, por meio da SSPDS, para intensificar a presença policial, fortalecer a sensação de segurança da população e reduzir a criminalidade de forma efetiva na Região Metropolitana de Fortaleza e no interior.

Assessoria de Comunicação da PMCE