PMCE recebe comitiva de oficiais do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro
9 de junho de 2025 - 14:54
A Polícia Militar do Ceará (PMCE) recebe, entre esta segunda-feira (9) e o sábado (14), uma comitiva de 30 capitães que participam do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do Quadro de Oficiais Policiais Militares (CAO/QOPM), promovido pela Escola Superior de Polícia Militar (ESPM) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Os oficiais da PMERJ escolheram a PMCE para realizar a visita institucional prevista na grade curricular do CAO/QOPM, curso que habilita os capitães para a progressão na carreira.
A visita técnica teve início no auditório do Quartel do Comando-Geral (QCG), no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), com a recepção do comandante-geral da PMCE, coronel Sinval Sampaio, que, lisonjeado, agradeceu a escolha da comitiva pelo Estado do Ceará como parte do processo formativo dos oficiais. Durante a recepção, o coronel Sampaio apresentou o funcionamento da Lei de Promoções da PMCE, destacando semelhanças e diferenças em relação à legislação da PMERJ. Ele também abordou a recente aprovação da Lei de Organização Básica (LOB), em 2025, que reestrutura a corporação com foco na eficiência institucional. Foi citada ainda a atuação da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), responsável pelos cursos de formação e aperfeiçoamento das forças de segurança estaduais. O comandante-geral também traçou um panorama do atual cenário da segurança pública no Ceará, ressaltando a resposta eficaz da PMCE diante das dinâmicas do crime, o que tem contribuído para a queda contínua dos índices criminais. Por fim, destacou a importância do trabalho integrado entre os órgãos de segurança, o sistema judiciário, o Ministério Público e demais instituições, visando maior celeridade nos processos e melhor atendimento à população.
A recepção também contou com a participação do coronel Jano Emanuel, coordenador da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (CODIP), que apresentou um panorama mais detalhado sobre a corporação e o sistema de segurança pública estadual. O coronel Jano comentou sobre a programação preparada para os oficiais da PMERJ:
“Nós preparamos para eles uma semana de atividades. A nossa ideia é promover uma troca de informações, uma troca de experiências: o que está dando certo no Rio de Janeiro? O que está funcionando bem aqui no Ceará e pode ser aproveitado por eles? Apresentamos nossas inovações, estruturas, nosso sistema de funcionamento e questões voltadas ao gerenciamento institucional, já que esses capitães estão se preparando para integrar o Estado-Maior e assumir funções de gestão. Nossa preocupação é recebê-los bem, mostrar uma Polícia Militar forte, próxima da população, e promover esse intercâmbio entre as Polícias Militares”, disse. Para o coordenador da CODIP, todas as PMs do Brasil enfrentam desafios semelhantes e, por isso, é fundamental conhecer o que está dando certo em outros estados. “Essas viagens de estudo são muito importantes para o intercâmbio cultural e profissional. Além de conhecerem a nossa instituição, os oficiais também têm a oportunidade de aprender mais sobre a história e a cultura do Ceará e aproveitar ao máximo a estadia em nosso estado”, ressaltou.
O major Jader, chefe da Divisão de Ensino da ESPM/PMERJ, reafirmou a importância da visita técnica na formação dos oficiais: “Os oficiais do CAO/QOPM estão se preparando para gerir a coisa pública no âmbito da Polícia Militar. E, tratando-se de segurança pública, essa troca de informações é extremamente enriquecedora, pois nos permite elaborar novos planejamentos para a gestão da corporação no Estado do Rio de Janeiro. Com certeza, isso contribuirá muito”, afirmou. Ainda segundo o major da PMERJ, é sempre positivo manter essa interação, não só na gestão da coisa pública no âmbito da segurança, mas também nessa troca entre estados: “Existe um valor até simbólico e histórico quando visitamos outros lugares e somos bem recebidos. É muito gratificante sermos acolhidos pela família policial militar”, finalizou.

Major Jader no centro da foto recebendo uma medalha comemorativa dos 190 anos da PMCE
Para os dias em que os oficiais cariocas permanecerem no Ceará, foi elaborado um roteiro de visitas técnicas a unidades da corporação, a fim de que conheçam de perto o trabalho desenvolvido pela PMCE e a realidade da segurança pública no Estado. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer unidades da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE), o Comando de Policiamento Especializado (CPE), o Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), o Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (COPAC), o Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), o Regimento de Polícia Montada Cel. Moura Brasil (RPMont), o Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI), o Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e a Coordenadoria de Gestão Interna do Ensino, Instrução e Cultura (COGEIC).
A PMCE agradece à PMERJ pela escolha e pela confiança depositada nesta visita institucional. Reafirmamos que iniciativas como esta fortalecem os laços entre as corporações, promovem o intercâmbio de boas práticas e contribuem diretamente para o aprimoramento da segurança pública no Brasil. A aproximação entre as instituições é fundamental para a construção de uma atuação policial mais integrada, técnica e voltada ao bem comum.
Assessoria de Comunicação da PMCE