PMCE homenageia policiais militares com a Medalha Bravura Tiradentes em solenidade no Quartel do Comando Geral
23 de abril de 2025 - 13:09
A Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizou, na tarde desta terça-feira (22), no auditório do Quartel do Comando Geral, em Fortaleza, a solenidade de outorga da Medalha Bravura Tiradentes. A cerimônia contou com a presença do secretário de segurança pública Roberto Sá, do comandante-geral da PMCE, coronel Sinval da Silveira Sampaio e de autoridades militares, civis e familiares dos homenageados.
A Medalha Bravura Tiradentes é destinada a reconhecer policiais militares que demonstram atos de heroísmo no cumprimento do dever. Criada pelo Decreto nº 13.116, de 26 de janeiro de 1979, a honraria celebra militares que, com coragem e dedicação, se destacaram em ocorrências de alta complexidade e risco à vida.
Durante o evento, foram homenageados 24 policiais militares, dentre oficiais e praças, que atuaram em diversas ações marcantes. Entre elas, destaca-se a “Operação Ultimato”, realizada em 2018, que resultou na prisão de criminosos envolvidos em roubos a bancos, homicídios e outras práticas ilícitas, além da apreensão de armas de fogo e explosivos.
Outras ocorrências que motivaram a concessão da medalha envolveram ações de salvamento em incêndio, perseguições a suspeitos armados, apreensões de armamentos de grosso calibre e resgates de vítimas em situações de extremo perigo. Em todos os casos, os militares homenageados demonstraram bravura e compromisso com a segurança da população cearense.
A cerimônia foi marcada por momentos de emoção, com a entrega das medalhas e a entrada do Pavilhão Nacional. Comentando o ato em que foi agraciado, o cabo R. Silva disse “é importante e traz uma satisfação para nós como policiais militares, porque é um reconhecimento e motivação para que tenhamos ainda mais êxito nas próximas ocorrência”. Já sua namorada, Luana Sousa, que também é policial militar e ocupa o cargo de soldado no 19º BPM, comentou que seu namorado é muito merecedor dessa medalha e disse ainda que “dá pra ver nos olhos e sorriso dele que ele tá muito feliz. E a felicidade dele se torna a minha felicidade também”.
Fazendo uso da palavra, o secretário Roberto Sá disse: “É sempre muito emocionante e sempre muito gratificante poder estar na condição que estamos parabenizando os senhores. Na verdade, a gente tenta distinguir uma ou outra ação que talvez tenha tido uma dose maior de atividade, mas todos os dias são centenas de ocorrências que a nossa tropa tá se fazendo brava e valente. Todo santo dia”
O comandante-geral da PMCE destacou em sua fala a importância do reconhecimento ao trabalho dos militares e reforçou o compromisso da Corporação com a valorização dos que arriscam suas vidas em prol da sociedade. “Cada um desses que estão aqui hoje sendo homenageados com essa medalha de bravura promoveram ações que realmente extrapolam aquilo que a gente pode entender como, até na nossa profissão, um ato de muita coragem.” disse o comandante.
Assessoria de Comunicação da PMCE