PMCE capacita policiais para utilização de aparelho de combate à poluição sonora

20 de março de 2025 - 15:50

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), está promovendo um treinamento para a utilização do sonômetro (um aparelho portátil que mede o nível de ruído), de terça-feira (18) até esta quinta-feira (20). Estão sendo capacitados 96 policiais militares de unidades da PMCE situadas na capital e na Região Metropolitana de Fortaleza.

Ao longo das instruções, que estão ocorrendo na sede do batalhão ambiental em Fortaleza, com carga horária de 10 horas/aula, são ministradas as disciplinas “legislação básica sobre poluição sonora” e “prática de utilização do sonômetro”. A referida habilitação foi iniciativa do comando-geral da PMCE, após a corporação adquirir, por meio de processo licitatório, 40 sonômetros.

Neste primeiro momento, estão previstas 16 turmas ao longo dos meses de março e abril. Posteriormente, a instrução também se estenderá para as unidades do interior do Ceará, onde cada batalhão receberá um aparelho para fiscalização de poluição sonora.

“Com essa qualificação, o comando-geral da corporação visa capacitar os policiais militares para a prevenção de um dos piores males à qualidade de vida humana na atualidade: a poluição sonora ou perturbação do sossego alheio. Por outro lado, essas ocorrências correspondem a um número significativo das demandas registradas junto à Coordenadoria Integrada dos Órgãos de Segurança Pública (Ciops), na qual policiais militares tecnicamente habilitados tendem a proporcionar maior efetividade na atuação institucional”, afirmou o comandante do BPMA, tenente-coronel Isaac Rodrigues.

Assessoria de Comunicação da PMCE