170 anos da Banda de Música da PMCE: Arte, cultura e aproximação da população cearense com a Polícia Militar
28 de outubro de 2024 - 15:04
Mantendo sua finalidade de servir e proteger a população cearense de todas as formas possíveis, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) conta com a atuação artística, social e de utilidade pública realizada pela sua Banda de Música. Conhecida internamente como “cartão postal” da PMCE, a Banda de Música Major Xavier Torres comemora, nesta segunda-feira (28), 170 anos garantindo a tradição cultural de banda musical no Ceará, sendo a mais antiga do Ceará ainda em atividade.
“A Banda de Música Major Xavier Torres desempenha um papel fundamental na promoção da cooperação entre a Polícia Militar e a comunidade cearense. Por meio da música, ela consegue transmitir valores como disciplina, união e cidadania, além de humanizar a imagem da Polícia Militar perante a sociedade. A presença da banda em eventos cívicos, culturais e sociais fortalece o vínculo entre a polícia e a população, contribuindo para uma relação de confiança e respeito mútuo. Esse impacto positivo é inestimável para a construção de uma sociedade mais harmoniosa e colaborativa”, destacou o capitão Antônio Ernando de Sena Ramos, atual comandante da Banda de Música da PMCE.
Breve histórico da Banda de Música
A Banda de Música da PMCE foi criada em outubro de 1854, após verificar-se a necessidade da formação de uma banda de música que pudesse atender a corporação e a sociedade civil, isso ocorreu em seguida da criação da Força Pública – primeira denominação da Polícia Militar do Ceará (PMCE), em 24 de maio de 1835. Em 28 de outubro de 1854, foi sancionada pelo então Presidente da Província (Governador do Ceará) a resolução que criou a Banda de Música da instituição.
Ao longo de sua história a banda sempre participou dos eventos mais importantes do Ceará, como a primeira execução do hino do tricentenário da chegada dos portugueses ao território cearense em 1903 (atual Hino do Estado do Ceará); a inauguração do Theatro José de Alencar, em 1910; e a inauguração do Cine São Luiz em 1958; além da participação em eventos sociais e diversas solenidades realizadas por todo o Estado.
Em 1954, a Banda de Música da PMCE recebeu o nome do comandante-geral do Corpo Policial no ano de sua criação, major Luiz Xavier Torres, como reconhecimento pelo seu empenho para a formação da banda. O ato de denominação foi assinado pelo governador do Ceará, à época, Stênio Gomes da Silva, publicado no Boletim da Corporação de 11 de novembro de 1954.
Missão da Banda de Música
Com a missão principal de apoiar a Polícia Militar do Ceará (PMCE) e participar de solenidades cívicas e militares no Ceará, a Banda de Música Major Xavier Torres possui atualmente uma forte influência no meio musical cearense, sendo denominada como “mãe das bandas de músicas do Ceará”.
Sua missão se estende ainda a executar concertos musicais em geral; manter o registro, histórico e o controle de partituras musicais; realizar a seleção de candidatos através de exames de qualificação para atuarem na Banda de Música; analisar tecnicamente a estética, a métrica e a harmonia de hinos e canções da PMCE; e contribuir como função social garantindo a continuidade, estabilidade da cultura e integração polícia e social.
“A atuação da Banda de Música da PMCE é exemplar no esforço de aproximação da população cearense com a Polícia Militar do Ceará. Através de apresentações em escolas, praças públicas, escolas civis e militares, eventos comunitários e cerimônias oficiais, a Banda leva a cultura musical a diversos públicos, democratizando o acesso à arte e promovendo a inclusão social. Esse trabalho é fundamental para mostrar o lado humano da instituição policial, quebrando barreiras e preconceitos, e reforçando a percepção de que a Polícia Militar está ao lado da comunidade para proteger e servir”, concluiu o comandante da Banda de Música da PMCE, capitão Ramos.
Fonte: Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS)
Assessoria de Comunicação da PMCE