CSASR da PMCE orienta para os cuidados da saúde mental e promove atividades do Setembro Amarelo

3 de setembro de 2024 - 15:26

A Coordenadoria de Saúde, Assistência Social e Religiosa (CSASR) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) promove, por ocasião do Setembro Amarelo, atividades que reforçam a atenção nos cuidados de saúde mental. O Ciclo de Palestras em Saúde Mental terá a participação de profissionais que são referência no estado que abordarão temas intersetoriais sobre suicídio, de modo a incentivar a discussão, a sensibilização e o fortalecimento de estratégias para a promoção da saúde mental. Também haverá durante o mês corrida de rua, gincanas, apresentações culturais, atividades esportivas além de coffee break e almoço entre as atividades.

A campanha se destina a sensibilizar a sociedade cearense, os gestores públicos e, em especial, aos policiais militares, em suas diferentes linhas de atuação e níveis hierárquicos, acerca da importância da prevenção ao fenômeno social do suicídio.

Compreender o suicídio e a tentativa de suicídio como fenômenos complexos de causas particulares e que afetam não apenas o indivíduo, mas sua família, comunidade e sociedade em geral, favorece a perspectiva de que são imprescindíveis intervenções que possam alcançar efetivamente o sujeito que se encontre em sofrimento psíquico.

São comumente associados ao suicídio, fatores sociais e econômicos como perda de emprego ou financeira, trauma ou abuso, transtornos mentais e por uso de substâncias e barreiras no acesso a cuidados de saúde. Contudo, ao se pensar no contexto dos agentes de segurança pública identifica-se que outros fatores podem estar associados ao comportamento suicida, tornando-o mais vulnerável ao adoecimento psicológico, como: a) a admissão do papel do policial “herói”; b) o desgaste físico e mental em decorrência do contínuo contato com situações de violência e perigo; c) a cobrança institucional e pessoal para o cumprimento de metas; d) o endividamento; e) insegurança jurídica; f) ausência de apoio social g) maior oportunidade de acesso a meios letais (Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 2023; Miranda & Guimarães, 2016).

Destaca-se que, apesar de reconhecida gravidade, há ainda, forte estigma social em torno do adoecimento psíquico e reduzidas intervenções que possam sensibilizar os integrantes da PMCE quanto aos cuidados com a saúde mental. Tem-se que a saúde mental deve ser promovida continuamente nos espaços de trabalho dentro dessa Instituição, considerando que são nesses locais que os profissionais se encontram em grande parte de sua rotina. Ademais, a OMS (Organização Mundial de Saúde) destaca como intervenções essenciais a redução do estigma e da discriminação de trabalhadores com problemas de saúde mental, o desenvolvimento de políticas e a implementação de intervenções no local de trabalho para promover a saúde mental.

PROGRAMAÇÃO SEMINÁRIOS

Seminário 1 – 04/09/2024

08:30 – Saúde Mental e Segurança Pública: Descontruindo estigmas, construindo cuidados.

Dra. Maria Glaucíria Brasil (Professora e Pesquisadora UECE)

Dra. Ana Cristina (Médica Psiquiatra – CSASR)

10:30 – Suicídio na Contemporaneidade: Fatores de risco e proteção.

Dra. Alessandra Xavier (Professora e Pesquisadora UECE)

LOCAL: Auditório do Quartel do Comando Geral (QCG) – Avenida Aguanambi, 2280, Bairro de Fátima, Fortaleza.

 

Seminário 2 – 26/09/2024

08:30 – Medicalização do Cuidado: Compreendendo a importância do cuidado integral.

Dra. Jurema Dantas (Professora e Pesquisadora UFC)

Dr. Fábio Gomes (Médico psiquiatra, pesquisador e presidente do PRAVIDA)

10:30 – Mesa Redonda “Estratégias de promoção de saúde mental para agentes de segurança pública”

13:00 – Saúde Mental no Contexto do Trabalho

Dra. Débora Rocha de Sousa (Psicóloga do Centro de Referência a Saúde do Trabalhador – CEREST)

14:00 – Dependência Química: Compreender para intervir

Dra. Lidiane Rebouças (Secretária Executiva de Política Sobre Drogas)

15:30 – Primeiros Socorros Psicológicos: Como intervir em crises

Ten-Cel CBMCE Edir Paixão (a confirmar)

LOCAL: Auditório do Quartel do Comando Geral (QCG) – Avenida Aguanambi, 2280, Bairro de Fátima, Fortaleza.

Assessoria de Comunicação da PMCE