Ouvidoria da PMCE completa 21 anos com índices de excelência em atendimento

10 de março de 2023 - 19:57

No último dia 7, a Ouvidoria da Polícia Militar do Ceará (PMCE) completou 21 anos de existência. O órgão atualmente se chama “Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria” (ASCOUV) em virtude do Decreto nº 34.053, de 30 de abril de 2021, que alterou a estrutura organizacional da PMCE.

Ao longo desses anos, a ASCOUV atingiu vários índices de excelência na prestação do serviço de ouvidoria à sociedade, tais como: o alto índice de resolubilidade das demandas, que gira em torno de 99,89% e o tempo médio de resposta ao cidadão que, atualmente, é de três dias. Em 2021, recebeu a pontuação de 9,479 dentre as ouvidorias Tipo 03, atingindo o 2º Lugar na categoria de ouvidorias que recebem mais de 1000 manifestações por ano.

Hoje, o ouvidor da PMCE é o tenente-coronel PM Clauber Barbosa Melo. Segundo o oficial, o comando da corporação orientou que a ouvidoria assegurasse a credibilidade do atendimento junto à população. “Nesse sentido, destaco algumas ações desenvolvidas: trouxemos mais capacitação e promovemos uma maior interação entre a equipe, e isso, no meu entender, resultou num maior engajamento dos colaboradores e melhoria dos indicadores, inclusive com o reconhecimento da Controladoria Geral do Estado (CGE)”, destacou o ouvidor.

A Ouvidoria da PMCE foi criada pelo coronel PM Valdísio Vieira da Silva, Comandante-Geral, por meio da Portaria nº 011/2002 publicada no Boletim do Comando-Geral (BCG) nº 045 do mesmo ano, embora tenha começado a funcionar informalmente em 1996 sob o comando do coronel PM José Mendes Júnior, nas dependências do antigo Fórum Clóvis Beviláqua no Centro de Fortaleza, em virtude da parceria com o Poder Judiciário Estadual. Em 1997, a ouvidoria passou a funcionar no quartel do Comando-Geral (QCG).

Oficialmente passou a integrar a estrutura organizacional da PMCE por meio da Lei nº 15.217, de 5 de setembro de 2012, tendo como função o assessoramento superior, com competência de dar apoio direto ao Comando-Geral da instituição, sendo o órgão responsável pelo recebimento e processamento de manifestações oriundas da população e dos membros da própria PMCE, conforme o Art.16, §6º da mesma lei.

A Corporação parabeniza a Ascouv e seus membros pela dedicação e profissionalismo com que desempenham suas funções, oferecendo um serviço de excelência aos cidadãos alencarinos.

Assessoria de Comunicação da PMCE