Soldado da PMCE é primeiro colocado no Curso Intensivo de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga (Ciosac) da PMPE

2 de junho de 2022 - 19:54

Paulo Sérgio Marinheiro Duarte, soldado da Polícia Militar do Ceará (PMCE), lotado no Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (BEPI) do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), com muita abnegação e esforço alcançou a primeira colocação em curso referência de policiamento em zona rural. O “Guerreiro do Sertão” venceu todas as intempéries submetidas no Curso Intensivo de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga (Ciosac) da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e retornou com mais conhecimentos técnicos essenciais para atuação policial na zona rural. A solenidade de conclusão da 29º edição do Ciosac foi nesta quarta-feira (01) no Quartel do BEPI da PMPE, na cidade de Custódia-PE.

No dia 10 de novembro de 2021, foi lançado o processo seletivo do 29º Ciosac, curso que busca padronizar procedimentos e capacitar profissionais da segurança pública em policiamento na zona rural, especialmente no bioma da Caatinga. A capacitação, que começou no dia 11 de abril do corrente ano, iniciou com 51 alunos e apenas 32 concluíram as 8 semanas, em que os agentes de segurança foram submetidos a grande exigência física, psicológica e técnica.

O curso preparou os participantes para atuação no policiamento especializado em interior, com os desafios que demandam a área e transmitindo a expertise e técnicas de sobrevivência no terreno da zona rural, como acidentes com animais, privação de água e comida, dentre outras situações.

O Sd Marinheiro relata que já nos primeiros dias de curso, na “Semana de Rusticidade”, superou a exaustão física e mental, descobrindo que mesmo estando no limite, o corpo humano se adapta às situações. Também foi repassado para os alunos as habilidades técnicas por meio das diversas disciplinas ministradas ao longo do curso, como: Técnica de Patrulha Rural, Operação Ribeirinha, Transposição de Curso da Água, Tiro Tático Policial, Patrulha Urbana, Instrução de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (IMPO), dentre outras que capacitam o policial para atuar em diversos ambientes.

Ainda, há a “Semana de Caatinga”, com provas teóricas e práticas, e submetidos a simulações de situações difíceis que possivelmente ocorrerão nas operações de policiamento. O Ciosac finalizou com uma marcha de longa distância de 30 km.

Além do soldado da PMCE, o curso formou 23 policiais militares da PMPE, oficiais da Bahia e Maranhão, praças do Espírito Santo e Piauí, um policial federal, um policial rodoviário federal e dois policiais civis de Pernambuco.

Na solenidade de conclusão do 29º Ciosac, nesta quarta-feira, o soldado Marinheiro do BEPI da PMCE foi honrado com o primeiro lugar. A PMCE parabeniza e se orgulha de ter em seus quadros homens e mulheres de extrema força, competência e conhecimentos.

Assessoria de Comunicação da PMCE