PMCE realiza a captura de diversos pássaros encontrados em cativeiros ilegais
19 de janeiro de 2018 - 16:12 #BPMA #Capturas #Passsaros
Somente na terceira semana de janeiro de 2018, a Polícia Militar do Ceará, por meio do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), realizou diversas apreensões de pássaros silvestres encontrados em cativeiros ilegais.
Na última terça-feira (16), em patrulhamento na localidade do Sítio Brejo, Distrito de Naraniu, zona rural de Várzea Alegre – CE, uma equipe de quatro policias militares, realizou a captura de pássaros da fauna silvestre brasileira em uma residência.
Na casa do proprietário, que não possuía autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para manter o criadouro de aves, foram localizados: 01 galo da campina, 01 gola e 01 bico de prata. Além disso, foram encontrados irregularmente, os seguintes materiais: 01 espingarda cal.40, marca Rossi; 01 espingarda artesanal; 08 cartuchos de cal.40, marca CBC, metálicos, carregados; 01 cartucho cal.38, marca CBC, intacto; acessórios para recargas de cartuchos (pólvora, chumbo e espoleta); e apetrechos para caça.
Diante dos fatos, o proprietário do local acabou recebendo voz de prisão por prática de crime ambiental e posse de arma de fogo de uso não permitido e, sendo encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Jucás – CE. O infrator pagou fiança no valor de R$ 954,00, sendo posto em liberdade provisória.
Ainda na terça-feira (16), em fiscalização pela cidade de Milagres – CE, policias militares se depararam com pássaros da fauna silvestre brasileira em uma residência. Foram encontrados as seguintes espécies: 02 galo da campina, 01 gola e 01 bico de osso, 01 papa capim, 02 galo de campina, 07 canários da terra, 03 azulão e 01 careta, totalizando 16 pássaros. O proprietário também não possuía autorização do IBAMA para manter as aves em sua residência, recebeu voz de prisão por crime ambiental, sendo levado para a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Milagres – CE.
Na última quinta-feira (18), em patrulhamento ambiental, nas proximidades do Sítio Cabeceiras, Barbalha-CE, uma composição policial militar avistou em uma residência pássaros da fauna silvestre brasileira, presos em gaiolas, totalizando 20 animais de espécies diversas. O proprietário da residência não foi identificado e os pássaros apreendidos foram soltos no Sítio Pinheiro, Barbalha-CE.
Também na quinta-feira (18), durante uma fiscalização de rotina, também na zona rural de Barbalha-CE, mais uma atuação foi registrada pelo Batalhão de Polícia do Meio Ambiente. Uma composição de policias militares efetuou a captura de mais 50 espécies de pássaros silvestres encontrados de maneira irregular. Os infratores não foram identificados, o que inviabilizou o procedimento policial, enquanto as aves foram soltas no Distrito de Arajara, Barbalha-CE.
A Polícia Militar do Ceará, por meio do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente, ressalta que a população pode fazer denúncias através do número 190 ou pelo telefone 3101 3545.
Fonte: BPMA/Assessoria de Comunicação Social da PMCE