Polícia Militar cearense recebe doação de dois cães de canil em Alagoas
21 de novembro de 2017 - 08:14
“É uma das raças mais completas que existem no mundo para o trabalho policial, tanto em abordagem, como em ações que exijam faro aguçado para a localização de drogas, armas e explosivos. Ele faz o serviço completo”, enfatiza o tenente coronel Marcos Franklin, comandante da CPCães, sobre a raça dos filhotes (Pastor Belga de Malinois). Com dois meses de vida, os dois novos recrutas caninos irão se juntar aos outros 67 cães da PMCE, sendo 12 filhotes e 55 adultos – 25 deles também são Pastores Belga de Malinois. “Os filhotes recebidos pela SSPDS serão um diferencial para melhorar o padrão da raça dos cães da PMCE, o que refletirá no aumento das ações e emprego dos cães na atividade fim da PM em prol da sociedade”, avalia o capitão Lutiani Rodrigues, lotado no CPCães.
“A doação representa mais do que um acréscimo em nosso quadro de cães policiais. Nós estamos recebendo cães com pedigree e excelente linhagem. Falo isso por conhecer a qualidade do trabalho do Pet”s Maia Canil, que realiza um tratamento dedicado aos animais”, destaca André Costa, titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Os cães foram cedidos na última semana, sendo transportados de Alagoas para o Ceará por uma equipe de militares da Companhia especializada no trabalho com eles. Ambos já saíram de Maceió devidamente vacinados e microchipados – com um micro chip com todas as informações necessárias sobre o animal e o seu dono. Eles chegaram a território cearense na última sexta-feira (17) e com um destino certo: descansar da viagem. Os dois, que já estão alojados no canil da PMCE, serão preparados e treinados para atuarem especificamente em ações de faro, na apreensão de ilícitos. A linhagem é européia e um filhote custa cerca de R$ 4,5 mil no mercado pet.
Marcos Maia, dono Pet”s Maia Canil, trabalha com animais há de 20 anos, especificamente com essa raça e a Spitz Alemão. “O Pastor Belga de Malinois chegou à minha vida há quatro anos, na Força Tática de São Paulo”, conta o empresário, quando teve o primeiro contato com a raça. A iniciativa de fazer a doação à Polícia cearense veio por meio da aproximação que teve com o secretário André Costa, quando este era superintendente adjunto da Polícia Federal de Alagoas. “Eu conheço a pessoa do Dr. André e acabei preferindo fazer uma doação para ele por saber o que ele iria fazer”, detalha, ressaltando sua preocupação em dar os animais para pessoas que os trate bem.
O Pet”s Maia Canil possui, atualmente, 28 animais, que estão disponíveis à venda “para quem quiser, desde que cuide com amor e carinho”, enfatiza Maia. Todos já saem de lá microchipados e depois de realizarem exames e hemograma. “Com a saúde em dias”, frisa o proprietário. Outros cães já foram doados por ele ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar alagoana.
Fonte: SSPDS