Suspeito de participação em homicídios de PMs é morto em confronto e outros dois homens são presos

6 de julho de 2016 - 08:44

O trabalho policial desenvolvido pelas forças de segurança do Estado do Ceará em Quixadá levou os policiais ao paradeiro de três criminosos – na noite dessa segunda-feira (04). Um deles é suspeito de envolvimento nas mortes de três policiais militares, ocorridas no último dia 30 no distrito de Juatama, no mesmo município. Armas de fogo, munições, balaclava e roupas camufladas foram apreendidas durante a ofensiva, realizada na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13).

José Adailson da Silva (27), conhecido como “U”. Esta é a identificação de um dos homens capturados pelos policiais, apontado como um dos partícipes da ocorrência que resultou nos homicídios do primeiro sargento da Polícia Militar Francisco Guanabara Filho (50), do soldado Antonio Lopes Miranda Filho (33) e do cabo Antonio Joel de Oliveira Pinto (33). Apurações indicam que ele tomou um ônibus escolar em um distrito localizado em Itapiúna, levando junto o motorista do veículo, que foi liberado posteriormente. O transporte foi utilizado para auxiliar na fuga dos criminosos após o confronto com os PMs.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) lamenta com muita consternação as mortes do primeiro sargento da Polícia Militar Francisco Guanabara Filho (50), do cabo Antonio Joel de Oliveira Pinto (33), e do soldado Antonio Lopes Miranda Filho (33), ocorridas nessa quinta-feira (30), em confronto com criminosos no município de Quixadá. A SSPDS lastima a perda dos três integrantes das forças de segurança, ao passo que se solidariza com os familiares.

Os outros presos são comparsas de “U”, identificados como Antonio José Freitas Guedes (46) e Jose Dimas Pinheiro Candeia (34). José Adailson, o “U”, tentou reagir à prisão e efetuou disparos contra os policiais. Ele foi atingido e morto no confronto. Antonio e Dimas foram conduzidos à delegacia da área. De acordo com as investigações, a dupla presa dava apoio ao bando do qual “U” era partícipe. Eles confessaram, em depoimento à Polícia, que guardavam armas a pedido do infrator morto.

As equipes policiais que chegaram aos criminosos são compostas por policiais civis da Delegacia Regional de Quixadá, da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e por militares do Comando Tático Rural (Cotar). Desde o confronto que vitimou os três policiais militares na última quinta-feira (30), uma força-tarefa composta por policiais militares e civis busca ininterruptamente os suspeitos dos crimes. O trio foi abordado na comunidade Entre Rios, situada na zona rural do município de Itapiúna, entre os municípios de Canindé e Choró.

Os infratores foram encontrados na casa de “U”. Ele trocou tiros com a Polícia utilizando dois revólveres calibre 38. As armas e duas espingardas, munições calibres 38, 36, 32 e 12, uma calça e uma blusa camufladas, balaclava e um par de luvas pretas foram encontrados pelos policiais no local e em outros dois imóveis vizinhos. Os materiais eram utilizados no cometimento de assaltos e outros crimes. Adailson ainda chegou a ser socorrido para uma unidade de saúde da região.

O flagrante foi iniciado na noite de segunda (04) e finalizado na madrugada de hoje (05). O procedimento sobre o caso, registrado na Delegacia Regional da Quixadá, resultou nas autuações de Antonio José e José Dimas por posse ilegal de arma de fogo, com base no Artigo 12 do Estatuto do Desarmamento. As investigações sobre as mortes dos militares continuam sendo realizadas em conjunto por equipes da DRF e da Delegacia Regional do município.

Após o flagrante, três homens foram à delegacia de Quixadá, espontaneamente, acompanhados por advogados, explicar à autoridade policial que não participaram das mortes dos militares, tendo em vista que estavam sendo apontados por populares como envolvidos no crime e temem represálias. Eles foram ouvidos e em seguida liberados.

Fonte: SSPDS