Arsenal e coletes balísticos são apreendidos com grupo criminoso após perseguição policial

29 de junho de 2016 - 09:05

Um plano criminoso de resgate foi frustrado e um grupo fortemente armado foi perseguido, interceptado e rendido pela Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE). A ação policial ocorreu durante a madrugada desta terça-feira (28) e teve início na Região Metropolitana de Fortaleza e término na Capital cearense. Oito armas de fogos (pistolas, espingardas e revólveres) e cinco coletes balísticos foram apreendidos e oito pessoas foram capturadas em flagrante. A Polícia recebeu informações de que o bando pretendia realizar um resgate em um dos presídios situados na RMF. Ao serem indagados sobre isso, alguns dos infratores admitiram o plano criminoso.

Dois adolescentes e seis adultos foram flagrados em uma camionete Hilux com duas pistolas calibre ponto 40, uma pistola cal. 380, dois revólveres cal. 38, duas espingardas cal. 12, várias munições e cinco coletes balísticos, sendo dois deles pertencentes às Polícias Civil e Militar do Ceará. O veículo no qual os suspeitos trafegavam com o arsenal, com placas não correspondentes ao chassi, foi parado pela Polícia após intensa perseguição e troca de tiros, na Avenida Costa e Silva, bairro Prefeito José Walter – Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5).

Outra espingarda, tipo Boito, com sete munições, foi encontrada dentro de um carro HB20, de cor prata e placas PMM-0919, na Rua Souza Mota, no bairro Mondubim. O HB20 estava junto à Hilux durante a perseguição. Em certo ponto, os carros se separaram e a Polícia perdeu de vista o último veículo. Em seguida, o carro foi encontrado abandonado com a espingarda dentro.

Ação policial

Os dois veículos apreendidos foram avistados pelos militares primeiramente no município de Pacatuba, AIS 8. A Hilux levava uma escada em sua carroceria. Logo após a passagem dos automóveis, os agentes de segurança receberam informações de que dois carros com as mesmas características – com uma escada na carroceria da camionete – estariam a caminho de fazer um resgate em um presídio. Então, os policiais passaram a localização dos veículos suspeitos para outras viaturas e saíram atrás deles, seguindo rumo à Fortaleza.

A Hilux foi avistada novamente em frente às Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa), sendo iniciada a perseguição. Foi solicitado apoio de outras viaturas para fazer a abordagem. O carro empreendeu fuga em alta velocidade, chegando a passar por dentro do terminal de ônibus da Parangaba e seguindo pela contramão da via. Os ocupantes do carro efetuaram disparos de arma de fogo contra as composições policiais, que revidaram com tiros nos pneus do automóvel dos suspeitos. Então, na Avenida Costa e Silva, a Hilux derrapou e os suspeitos foram rendidos. Ao saírem do carro, eles ainda continuaram efetuando tiros contra os policiais, mas foram capturados.

Dando continuidade às diligências, na Rua Miguel Tavares – próximo ao local onde o HB20 foi localizado – os policiais encontraram dois coletes balísticos e uma carabina cal. ponto 45 com 14 munições intactas escondidos no quintal de uma casa. O local foi indicado aos militares pelos próprios suspeitos.

Os seis presos foram identificados como: Diego Alisson Costa de Sousa (25), Felipe, Matheus Araújo da Silva (24), Francivaldo da Silva Chagas (26), Leandro Silva Borges (25), Marcelo Silva Alves (22) e Paulo Celio Veras Rodrigues (28). Eles foram encaminhados ao 30º Distrito Policial – delegacia plantonista da área onde o bando foi interceptado e o procedimento policial registrado. Já os dois adolescentes foram conduzidos à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Um nono suspeito foi morto durante o confronto. Na DCA, os menores foram autuados em um Boletim de Ocorrência Circunstanciado (BOC) por crime contra a paz pública.

Um dos menores, que é foragido do Centro Educacional Patativa do Assaré, saiu ferido na ação e foi atendido em uma unidade médica. Ele tem várias passagens pela Polícia por roubos de veículo, receptação, direção perigosa, dano e crime contra a administração pública. O outro adolescente também tem passagens por roubos de veículo e porte ilegal de arma de fogo. Em depoimento, os dois menores negam que fossem realizar resgate, bem como qualquer envolvimento em grupos criminosos.

Os presos e o material apreendido, posteriormente, foram encaminhados para a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF).

Fonte: SSPDS