Batalhão de Choque celebra seus 30 anos de criação

28 de julho de 2015 - 19:33

Será realizada na tarde da próxima quarta-feira (29) uma solenidade alusiva aos 30 anos do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) da PMCE.

O evento está marcado para as 16 horas, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, no Bairro de Fátima, e contará com a presença do governador do Estado, Dr. Camilo Santana.

A cerimônia contará com entrega de comendas, desfile e apresentação técnica das diferentes companhias do Batalhão. Além do governador, prestigiarão o evento autoridades da segurança pública do Estado, como o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira; o comandante Geral da Polícia Militar, coronel Geovani Pinheiro; o comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Carlos Gurgel; e o delegado geral da Polícia Civil, Andrade Júnior.

Batalhão de Choque

O Batalhão de Polícia de Choque foi criado em 23 de maio de 1985 a partir da Companhia de Policiamento de Choque do 5º BPM, por força da Lei Estadual nº 11.035. Atua como força de reação do Comando Geral da PMCE em de operações especiais, controle de tumultos, patrulhamento urbano e Operações rurais.

Em sua divisão operacional, a unidade especializada é composta por cinco companhias operacionais e um pelotão de Comado e Serviço: a 1ª Cia/COTAM (Comando Tático Motorizado), responsável pelo patrulhamento urbano da capital; a 2ª Cia/CDC (Controle de Distúrbios Civis), voltada para o combate a manifestações ilegais; a 3ª Cia/GATE, especializada em resgate de reféns; a 4ªCia/CPCÃES, unidade de cães de faro; e a 5ªCia/COTAR, responsável pelo policiamento ostensivo de apoio às Unidades do interior do Estado.

O BPChoque dispõe de uma frota especializada de veículos automotores, além de possuir forte arsenal militar com armas de última geração. Com um efetivo de 678 policiais, sendo 25 policiais femininas, o Batalhão de Choque tem como premissa a valorização do profissional e seu treinamento para fazer jus ao lema do batalhão: Coragem, Sacrifício e Abnegação.

A tropa de elite da Polícia Militar é comandada atualmente pelo major Alexandre Ávila de Vasconcelos.