Operação Nômade II cumpre mandado de busca e apreensão coletivo em Messejana

25 de julho de 2014 - 14:34

Na manhã desta quarta-feira (24), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) realizou a Operação Nômade II, na Comunidade do Pôr do Sol, no bairro Messejana, pertencente à Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) de Fortaleza. A operação integra as ações do programa Em Defesa da Vida e envolve os órgãos vinculados da SSPDS – Polícia Civil (PC), Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM), além do Ministério Público (MP) e Poder Judiciário.

Esta é a segunda vez no Estado que a Polícia cumpriu mandado de busca e apreensão coletivo. Aproximadamente 270 casas, localizadas na comunidade do Pôr do Sol, foram vistoriadas. Quatro pessoas foram detidas e duas delas acabaram presas em flagrante. Maria Naiara Gonçalves Moreira (18) foi presa por tráfico de drogas. Com ela, a Polícia encontrou pedras de crack e uma balança de precisão. Naiara tentava sair da comunidade com a droga quando foi abordada pelos policiais.

Outro preso foi Igo Ferreira Nunes (34). Com ele, os policiais encontraram uma moto roubada do município do Eusébio. Ele foi autuado por receptação. Foram registrados, ainda, dois Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs) por uso de drogas contra Alef Oliveira dos Santos (20) e Mateus Rodrigues de Oliveira (18). Com eles foram apreendidas pequenas quantidades de maconha e cocaína.

Na comunidade, a Polícia encontrou ainda um bar que funcionava de fachada, pois na realidade, tinha como objetivo principal o tráfico de drogas na região. No local, foram encontradas embalagens utilizadas na comercialização de drogas.

Ao final da operação, uma Plataforma de Observação Elevada (POE) – caminhão com uma torre de 15 metros de altura e 14 câmeras instaladas – foi alocada em um ponto estratégico da comunidade, onde permanecerá monitorando a rotina do local, reforçando as ações de policiamento ostensivo na área.

Trezentos e dez agentes da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), Coordenadoria de Inteligência e Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS, além de agentes da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC) e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) foram empregados na ofensiva.

A operação

Este ciclo de operações integradas e de repressão qualificada envolvendo suas vinculadas, Ministério Público (MP) e Poder Judiciário – denominada Operação Nômade – teve início no dia 27 de junho, quando, pela primeira vez no Estado, foi realizado mandado de busca e apreensão coletivo.

Na oportunidade, 230 casas localizadas nas comunidades do Muro Alto e Uruca, no bairro Sapiranga, na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza, foram vistoriadas. Quatro pessoas foram presas.

A Operação Nômade deve ser direcionada, ainda, a outras localidades, conforme levantamento da Coordenadoria de Inteligência e a mancha da criminalidade do Estado.