BPMA apreende mais quatro armas de fogo e munições em continuidade à operação

16 de junho de 2016 - 17:45

Quatro armas de fogo, munições e pássaros silvestres foram apreendidos nesta terça-feira (14), pela Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE). As apreensões ocorreram na cidade de Mombaça – Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) – e são em continuidade a uma operação realizada por policiais do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), que vem ocorrendo desde o último sábado (11). Na ofensiva desta manhã, uma pessoa foi capturada e encaminhada à Delegacia Municipal local.

Logo no início da manhã, por volta de 6 horas, os policiais apreenderam um revólver calibre 38 municiado. A arma foi localizada no Sítio Recreação, na residência de Aluísio do O Marques (51), que não possuía antecedentes criminais. Os militares observaram a exposição de pássaros silvestres na entrada da casa e realizaram uma vistoria no local. Após o flagrante, o homem e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia Municipal de Mombaça. Aluísio foi autuado por posse ilegal de arma de fogo e na Lei dos Crimes Ambientais.

Dando continuidade às diligências os agentes de segurança avistaram três suspeitos, trafegando em duas motocicletas na localidade de Sítio Vicente, que ao perceberem a presença da Polícia, se desfizeram de uma sacola. Dentro do pacote estavam três espingardas calibres 28, 32 e 36 e 18 munições dos mesmos calibres. O armamento estava desmontado. Os suspeitos empreenderam fuga e o material também foi encaminhado à delegacia local, onde a apreensão foi registrada em um Boletim de Ocorrência (BO). Os policiais civis investigam agora a identificação dos suspeitos que conseguiram se evadir.

Operação

Desde ontem (13), a cidade de Mombaça é alvo da operação efetuada pelos policiais do BPMA na região centro-sul do Ceará. Com a apreensão de hoje, já somam sete o número de armas apreendidas no município nestes dois dias. Outras Três das armas (um revólver calibre 38 e duas espingardas cal. 12 e 36), pássaros silvestres, munições e um suspeito foram localizados lá, nessa segunda. O capturado se trata de Antônio Iracildo Araújo Chaves (35), que foi encaminhado para a Delegacia Regional de Senador Pompeu e autuado por posse ilegal de arma de fogo e criação ilegal de pássaros silvestres.

Ao todo, 13 armas e mais de 600 munições foram apreendidas, de sábado (11) até hoje (14), durante a operação, que segue até a próxima quarta-feira (15) e objetiva apreender armas, munições e inibir a prática de delitos como crimes ambientais. Além de Mombaça, os ilícitos foram encontrados em Acopiara e Catarina. Ao todo, Seis pessoas foram presas e autuadas com base no Estatuto do Desarmamento e na Lei dos Crimes Ambientais.

Fonte: SSPDS