Torneio de Futebol, Natação e Retreta da Banda de Música marcam o 5º dia da programação alusiva aos 190 anos da PMCE
20 de maio de 2025 - 19:45
Dando continuidade à programação comemorativa pelos 190 anos da Polícia Militar do Ceará (PMCE), três importantes eventos marcaram o quinto dia de celebrações nesta terça-feira (20): o Torneio de Futebol das Praças, o Torneio de Natação e a Retreta da Banda de Música da PMCE.
O Torneio de Futebol, realizado no bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza, contou com a participação de aproximadamente 450 atletas militares, distribuídos em 30 equipes. A competição teve arbitragem oficial da Federação Cearense de Fut7 e foi realizada em campo com medidas oficiais da modalidade. A equipe do 23º Batalhão sagrou-se campeã, vencendo o time do 1º Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (1º BPRaio) na final. Esta edição também celebrou a presença feminina, com duas equipes formadas por policiais militares mulheres, uma da Capital e outra da Região Metropolitana de Fortaleza, sendo a equipe da Capital a vencedora da disputa.
No período da tarde, o Torneio de Natação movimentou a piscina da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), também em Fortaleza. A competição contou com 59 inscritos e foi dividida em 13 categorias, conforme idade e sexo dos participantes. As modalidades disputadas incluíram provas de 50 metros (livre, costas, peito, borboleta e operacional), 200 metros livre (masculino e feminino), além do revezamento misto 4×50 metros livre.
Encerrando o dia de atividades, a Banda de Música da PMCE, Major Xavier Torres, realizou, às 17h, uma apresentação especial no Shopping RioMar Papicu, na capital. O repertório incluiu sucessos do rock nacional e internacional, clássicos da Música Popular Brasileira (MPB) e do forró, encantando o público presente.
“A expectativa era enorme, já que era uma apresentação para um público com gostos variados, o que aumenta a nossa responsabilidade. Porém, fomos com a certeza de que nos divertiríamos muito e contagiaríamos os espectadores”, declarou o saxofonista tenor da Banda, soldado C. Henrique.
Para o adolescente Miguel da Silva, de 14 anos, que acompanhou algumas atividades da programação, a PMCE merece todo reconhecimento. “Celebramos com orgulho o aniversário da valorosa instituição, que há anos dedica sua força, coragem e comprometimento à proteção da sociedade cearense. A todos os que atuam ou já atuaram na PMCE, nosso profundo respeito e gratidão. Vocês são fundamentais para a paz e a ordem em nosso estado”, afirmou.
Assessoria de Comunicação da PMCE