PMCE resgata um veado-mateiro mantido em cativeiro no município de Paraipaba

2 de maio de 2025 - 15:41

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio de uma composição do 23º Batalhão de Polícia Militar (23ºBPM), resgatou um veado-mateiro mantido em cativeiro e sem a devida licença ambiental. Um homem de 27 anos foi encaminhado para a delegacia depois do crime ambiental. O fato aconteceu nessa quinta-feira (1º), no distrito de Camboas, zona rural de Paraipaba.

A equipe policial foi acionada, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), após denúncia anônima sobre a guarda irregular de um animal silvestre. Na residência indicada, os policiais constataram a presença de um veado-mateiro, espécie silvestre da fauna brasileira, mantido em cativeiro e sem a devida licença ambiental.

O morador do local informou à composição que encontrou o animal preso em uma cerca, na comunidade de Penha, e o levou para casa, com o intuito de cuidar dele. O homem confessou que mantêm o animal sob sua guarda por cerca de um ano.

Diante da infração ambiental prevista no artigo 29, parágrafo 2º, da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), o suspeito foi conduzido, juntamente com o animal, à Delegacia Municipal de Caucaia, onde foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). O caso será encaminhado para os órgãos ambientais competentes para providências relacionadas ao destino do animal.

A Polícia Militar reforça a importância da preservação da fauna silvestre e alerta que a manutenção de animais silvestres em cativeiro sem autorização é crime, mesmo com a alegação de boas intenções.

Assessoria de Comunicação da PMCE