PMCE participa do III Encontro Nacional de Segurança Pública e o Enfrentamento à Violência contra a Mulher em Brasília

21 de março de 2025 - 12:03

O “III Encontro Nacional de Segurança Pública e o Enfrentamento à Violência contra a Mulher”, evento do Ministério da Justiça, contou com a participação de representante da Polícia Militar do Ceará (PMCE), a Major Nara Chagas Fernandes Ribeiro, subcomandante do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac). O evento ocorreu em Brasília, entre os dias 19 e 20 de março do corrente anos, para agentes de segurança pública de todos os estados do país, que atuam de forma direta e especializada no combate à violência contra a mulher.

A delegação do Ceará contou com a presença da Major Nara Ribeiro (Copac/ PMCE), da Delegada Joelma Karla (Delegacia Metropolitana de Caucaia), da Sargento Katianny de Fátima (Corpo de Bombeiros Militar do Estado Ceará), da Perita Legista Mayane Melo (Perícia Forense do Estado do Ceará), da Comandante da Guarda Municipal de Fortaleza, Inspetora Cristiane Correia e da Delegada Julliana Albuquerque (Secretaria de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres).

O evento contou com painéis sobre liderança feminina, a história e os desafios das Delegacias de Atendimento a Mulher, Saúde Mental na Segurança Pública, prevenção ao feminicídio, dentre outros temas relevantes as questões de gênero na Segurança Pública.

A subcomandante do Copac, Maj Nara Ribeiro, relatou a experiência e agradeceu a oportunidade de participar do evento em declaração: “Foi uma grande honra e oportunidade salutar representar a minha Instituição em um evento dessa natureza, que se propôs a discutir um tema tão relevante com a questão de gênero na Segurança Pública. A presença das Mulheres, especialmente nas Polícias Militares, é uma realidade ainda recente e precisamos olhar para isso com a importância social que o tema requer. Discutir também o Enfrentamento à Violência contra a Mulher é acolher a vulnerabilidade do nosso gênero diante da violência social e combater esse aspecto de maneira focada, técnica e dando voz à quem tem lugar de fala nesse tema, a fim de que possamos ter uma sociedade mais igualitária e respeitosa para as nossas meninas e mulheres.”

Assessoria de Comunicação da PMCE