PMCE prende suspeito com arma de fogo e 44 aves silvestres sem autorização legal

19 de março de 2025 - 14:04

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), realizou, na manhã desta quarta-feira (19), a apreensão de 44 aves silvestres mantidas em cativeiro irregular e sem a devida autorização e uma espingarda artesanal durante uma operação no município de Coreaú. A ação, conduzida pela equipe da 3ª Companhia do BPMA, teve como objetivo combater a caça ilegal e a posse irregular de arma de fogo. Uma pessoa foi presa.

Os policiais se deslocaram ao endereço indicado, após receberem uma denúncia anônima sobre a criação ilegal de aves silvestres. No local, situado na Rua Raimundo Aguiar Ximenes, os agentes visualizaram diversas gaiolas expostas na área externa da residência. Após a abordagem e com a permissão da moradora, a equipe realizou buscas na propriedade e confirmou a presença de um viveiro e inúmeras gaiolas contendo aves da fauna brasileira sem a devida autorização legal, além de uma espingarda artesanal e materiais utilizados para recarga de munição.

Entre os animais resgatados estavam espécies como galo de campina, corrupião, sabiá, periquito estrela, azulão, canário da terra e papa-capim. O proprietário da residência, de 45 anos, foi conduzido à Delegacia Regional de Sobral, onde foi lavrado um procedimento por posse ilegal de arma de fogo (artigo 12 do Estatuto do Desarmamento) e crime ambiental (artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais).

Todo o material apreendido, incluindo as aves e a arma de fogo, ficou sob a responsabilidade e ficou apreendido na Delegacia, para serem dados os devidos encaminhamentos.

Assessoria de Comunicação da PMCE