PMCE reúne policiais militares para alinhamento final do plano operacional para a partida Clássico-Rei
14 de março de 2025 - 19:02
Na tarde desta sexta-feira (14), no auditório do Quartel do Comando-Geral (QCG), aconteceu a reunião final de alinhamento do plano operacional a ser empregado na próxima partida Clássico-Rei na Arena Castelão. O jogo acontecerá entre os times de futebol Ceará e Fortaleza, no sábado (15), pelas finais do campeonato cearense.
O momento contou com a presença do Coronel Comandante-Geral da PMCE, Sinval Sampaio, do coordenador Geral de Operações (CGO), Coronel Kilderlan Nascimento, do coordenador de Ensino e Instrução Interna, Coronel Porto, além de oficiais supervisores de policiamento que atuarão na partida e os cadetes da PMCE.
As diretrizes sobre os processos de policiamento interno, nas dependências da Arena Castelão, ficaram a cargo do Tenente-Coronel Landim, subcomandante do CPCHOQUE, que afirmou que a partida contará com acréscimo de 55% no efetivo em relação ao último Clássico-Rei. A grande novidade desse espaço é a implementação do sistema de reconhecimento facial, que ajudará a PMCE a ter maior precisão e controle na identificação de suspeitos de infrações na praça esportiva, além de reconhecer pessoas com pendências judiciais.
Já sobre o policiamento externo, o Major Jeann, do 2º BPRAIO, e o Capitão Wdemberg, do 1º BPRAIO, falaram dos trabalhos, estratégias e ações a serem realizadas na área externa da Arena Castelão, que contará com a ajuda do reconhecimento facial.
O CGO ressaltou a importância das novas ações a serem implementadas nessa partida. “A expectativa para essa partida é de muita segurança, paz e tranquilidade para aqueles que vão ao estádio. Com o incremento do plano, a parceria com outros órgãos de segurança e novas ações tecnológicas, como a identificação facial, cada vez mais, iremos entregar um serviço melhor e aprimorado para a sociedade”, afirmou o coronel Kilderlan.
Na ocasião o Coronel Comandante-Geral da PMCE relembrou a resposta dura e necessária, exemplo para o país, na última partida clássico-rei, em que mais de cem torcedores, adultos e adolescentes, ficaram detidos por envolvimentos em infrações diversas durante confrontos entre torcidas na cidade. “Não iremos recuar, continuaremos a capturar e entregar à justiça os envolvidos em confrontos, sem aliviar na responsabilização daqueles que prejudicam a sociedade sob o pano de fundo de evento esportivo”, afirmou o Coronel Sampaio.
Fique ligado!
A biometria facial já está disponível e deve ser realizada por meio do site da Secretaria do Esporte.
No mesmo endereço eletrônico é possível encontrar o cronograma de implantação total do sistema, que deve ser exigido em todos os setores do estádio na estreia do Campeonato Brasileiro Série A na Arena Castelão, no dia 29 de março.