Oficiais da PMCE obtêm primeira colocação em cursos de Pós-Graduação da Aesp
20 de dezembro de 2023 - 17:11
Na manhã dessa quarta-feira (20), oficiais da Polícia Militar do Ceará conquistaram a primeira colocação em dois cursos de Pós-Graduação da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP). O Tenente Coronel Isaac Rodrigues e o Capitão Francisco Ednaldo foram os primeiros colocados nas pós-graduação do Curso de Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública (Ceaesp) e do Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública (Cegesp), respectivamente. Os primeiros lugares receberam certificado de Honra ao Mérito Intelectual e o Coronel Comandante-Geral da PMCE, Klênio Savyo, presenteou os primeiros lugares com a uma moeda comemorativa da corporação.
Os cursos de especialização lato sensu são voltados para os profissionais de segurança pública. Eles iniciaram em junho do corrente ano e hoje (20), no auditório da Aesp, ocorreu a cerimônia de conclusão. Cerca de 60 profissionais da PMCE, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e da Perícia Forense do Ceará (PEFOCE) foram capacitados.
Na solenidade unificada dos cursos, o comandante geral da PMCE parabenizou os oficiais da PMCE que lograram êxito na conclusão do curso como os primeiros colocados, sendo eles o Comandante do Batalhão de Policiamento de Meio Ambiente (BPMA), Ten Cel Isaac, e o Comandante do 1º Pelotão da 3ª Cia do 3ºBPRAIO, Cap Ednaldo. Os Oficiais foram recebidos no gabinete do comando geral e receberam uma moeda comemorativa em homenagem a conquista. O Ceasep contou com 30 discentes (20 da PMCE; 08 do CBMCE e 02 da Pefoce), e o Cegesp 28 discentes (20 da PMCE; 06 do CBMCE e 02 da Pefoce).
Sobre os cursos
O Curso de Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública (Ceaesp) é a porta de entrada para uma jornada de atualização e expansão de conhecimento para oficiais superiores das corporações militares estaduais. Com uma carga horária de 408 horas/aula, o curso equivale, para todos os fins, ao Curso Superior de Segurança Pública (CSSP) e garante a qualificação necessária para que esses profissionais alcancem o posto de coronel. Com foco em aprimorar habilidades técnicas, humanísticas e profissionais.
Já o Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública, garante aos militares a apropriação de 418 horas/aula de conhecimento. Essa capacitação é equivalente ao antigo Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do Quadro de Combatentes. Com isso, os capitães da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros serão capazes de adquirir os saberes necessários para serem promovidos ao cargo de major no futuro. Com foco em aprimorar habilidades e progredir na carreira militar.
As aulas são ministradas por um quadro de docentes formado exclusivamente por professores especialistas, mestres e doutores.
Com informações da Aesp/CE
Assessoria de Comunicação da PMCE