RPMont da PMCE inaugura Sala de Memória com peças históricas de cavalaria
13 de setembro de 2023 - 18:03
Na manhã desta quarta-feira (13), dentro da programação em alusão aos 185 anos de aniversário do Regimento de Polícia Montada Coronel Moura Brasil (RPMont) da Polícia Militar do Ceará, aconteceu a inauguração da Sala de Memória. O espaço, que funciona dentro da cavalaria, tem o objetivo de conservar a história cavalariana da Corporação e é composta por fotografias, uniformes, troféus e objetos antigos e que fazem parte da biografia do regimento.
O momento contou com a presença do Coronel Comandante-Geral da PMCE, Coronel Klênyo Sávyo, do Subcomandante da Corporação, Coronel Vineimar Rodrigues, do Subchefe do Estado-Maior da PMCE, Coronel Jorge Costa, do Comandante do Policiamento Especializado, Coronel Martins Pereira, do Comandante do RPMont, Tenente-Coronel Kildare Nascimento, de ex-comandantes da Cavalaria e demais autoridades.
Em sua fala, o Tenente-Coronel Kildare Nascimento ressaltou a honra e o orgulho de pertencer ao RPMont. “Mais do que o simples uso de botas e esporas, ser cavalariano é espírito, é moral, é viver algo complexo, inexplicável e inextricável. Portanto, o RPMont Coronel Moura Brasil rende a cada um dos senhores os mais sinceros agradecimentos, por cada partícula de contribuição realizada ao longo do tempo. ‘Sempre haverá uma Cavalaria”, afirmou.
Curiosidade
A cavalaria é a unidade mais antiga da PMCE. A construção de sua história é marcada por homens e mulheres que passaram e deixaram importantes contribuições. A exemplo temos o coronel Moura Brasil, que leva o nome do Regimento.
Em 1953, o então capitão Moura Brasil foi o comandante do Esquadrão de Cavalaria. Após o comando dele, a local sofreu uma desestruturação, sendo ele um importante elo de referência entre o passado e o presente, tanto que, no final da década de 80, durante a reestruturação da Cavalaria, ele foi homenageado e o Regimento, até hoje, carrega seu nome.
Hoje, na Sala de Memória, há uma parede de homenagem ao Coronel Moura Brasil com o objeto histórico: a espada com que ele comandou o RPMont. Esse item foi doado pela família e é agora patrimônio tombado da PMCE.
“Esta sala destina-se, antes de tudo, a honrar essa história e nos fazer lembrar do que fizemos, de onde viemos e como podemos sempre evoluir em técnica, estrutura e resultados”, conclui a comandante do 1º Esquadrão do RPMont, Capitã Nara Chagas.
Assessoria de Comunicação da PMCE