Oficiais e praças da PMCE são condecorados pela Academia Estadual de Segurança Pública
21 de dezembro de 2022 - 21:08
Na tarde desta quarta-feira (21), no Auditório da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP-CE), oficiais e praças da Polícia Militar do Ceará (PMCE), entre outras autoridades, foram condecorados com a Medalha Ordem do Mérito Acadêmico da AESP e Barreta de Ensino e Instrução da PMCE.
A solenidade contou com a presença do Comandante-Geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Coronel Francisco Márcio de Oliveira, do Diretor-Geral da AESP, Coronel PM Antônio Clairton Alves.
A Medalha Ordem do Mérito Acadêmico – a qual é a mais alta honraria da AESP e foi instituída pela Portaria nº761/2018, com o intuito de condecorar civis, militares e instituições civis, nacionais e estrangeiras que tenham prestado relevantes serviços à instituição e à sociedade cearense – foi concedida ao secretário executivo da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio de Oliveira Júnior, ao subcomandante-geral da PMCE, coronel Clauber Wagner Vieira de Paula, ao comandante-geral adjunto do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, coronel Francisco Zélio Martins de Menezes Júnior, ao subchefe do estado maior da PMCE, coronel Klênio Savyo Nascimento de Sousa, ao coordenador geral do CFSd 2022, coronel Evandro Queiroz de Assunção, ao tenente-coronel José Roberto Moura Correia, ao tenente-coronel Claudomiro Souza da Silva, entre outras autoridades civis.
Já a Barreta de Ensino e Instrução – amparada pelo Decreto nº23.370 /1994 e concedida aos policiais que desempenharam as funções de instrutor/monitor por mais de dois anos – foi concedida aos seguintes militares: Ten Cel Carlo Rômulo Matos Barreto, Cap Pâmela Costa Landim Saboya, 1º Ten Raimundo Farias da Cruz Júnior, 1º Ten José Iolanda Pereira dos Santos, ST Cláudio Márcio Soares da Silva, 1º Sgt Sérgio Alexsandro da Silva Carvalho, 1º Sgt Francisco Odélio Ferreira Butrago, 1º Sargento Luis André Gaspar Lopes, 2º Sgt Paulo Ramon Rodrigues Tavares, 3º Sgt Clênio Kléber Lucas Martins, Cb Roberto Christian Vidal Alves, Cb Emanuele Lima Alves e Cb Maria Priscila Freitas Souza.
“Hoje falo em nome dos agraciados. Realmente, receber essa medalha muito nos engrandece. Tudo o que pudermos fazer para melhorar as pessoas, por meio da educação, nós temos que fazer. E aqui (na AESP) é o local em que os profissionais da segurança pública dão desde os primeiros passos até a formação, então vejam a responsabilidade da AESP”, disse o Subcomandante-Geral da PMCE, Cel De Paula.
“Agradecemos a todos os servidores e reconhecemos o trabalho destes, pois, somente no ano de 2022, cerca de 11 mil profissionais da segurança pública foram formados e capacitados por meio de cursos de ascensão e de formação continuada”, enfatiza ao finalizar o evento o diretor-geral da AESP, Cel Clairton.
Na solenidade, houve a apresentação de números musicais da Banda de Música da PMCE Major Xavier Torres e do Subtenente PM João Batista (voz e vilão).
Assessoria de Comunicação da PMCE